Ao contrário dum rádio doméstico, um autorádio está subordinado a condições de recepção que mudam constantemente. Num local a recepção é excelente, mas pode tornar-se muito má a uma distância reduzida. A melhor maneira de comprovar a recepção é através duma condução em círculo. Ao mesmo tempo, a antena é orientada em todas as direcções.
No óculo traseiro está integrada uma antena para cada gama de AM (amplitude modulada) e FM (frequência modulada). O sinal recebido é amplificado pelo amplificador para antena e é conduzido directamente ao rádio através dum condutor de alta frequência (condutor HF).
No equipamento extra Sistema de antenas diversity, estão em circuito uma antena para a banda AM e três antenas separadas para a banda FM. No amplificador Diversity os três sinais FM recebidos são ciclicamente transmitidos ao rádio através do condutor HF. A partir do rádio, efectua-se um sinal de retorno para a antena Diversity, sobre a qualidade do sinal de antena recebido (através do sinal de frequência intermédia). A antena Diversity reconhece e decide qual das três antenas tem nesse momento a melhor qualidade de recepção, e liga essa antena ao rádio até ao próximo ciclo de medição. Com sinal de frequência intermédia deficiente, é utilizada a antena disposta verticalmente no óculo traseiro (FM1).
O sistema de antenas no Z8 / E52 está integrado no pára-choques traseiro. O amplificador para antena encontra-se no compartimento da mala. A estrutura da antena no pára-choques traseiro é composta por um elemento AM (amplitude modulada) e por um elemento FM (de frequência modulada). O elemento de antena AM é composto por um cabo isolado numa das extremidades, e guarnecido com uma ficha chata na outra extremidade, para a ligação ao amplificador para antena. O elemento de antena FM é composto por dois cabos interligados através dum cabo coaxial. O cabo coaxial está fixado em dois pequenos contactos maciços aparafusados ao pára-choques e ligados à massa da viatura. Deve ter-se em atenção que o perfil de alumínio do pára-choques esteja ligado à massa da viatura.
O funcionamento da antena não deve ser influenciado por outras peças de montagem, tal como luzes, sensores de marcha-atrás, ou semelhantes.