Interface do volante multifunções
O condutor pode controlar, através do volante multifunções (MFL), diferentes funções da viatura a partir do volante. Fazem parte destas funções:
- funções de rádio
- funções de telefone
- Funções de regulação da velocidade
O volante multifunções (MFL) oferece ao condutor para além de um conforto mais elevado também uma segurança superior, visto que para a utilização não é necessário retirar as mãos do volante. O condutor pode executar as funções utilizáveis do MFL sem se desviar das ocorrências do trânsito.
Os tempos de reacção a um accionamento MFL são tão curtos que não é perceptível nenhum atraso de resposta.
Comando Tempomat
No lado direito do volante está alojado um bloco de teclas para o comando Tempomat. Descrição das teclas de cima para baixo:
- Reatamento: a viatura acelera ou desacelera exclusivamente a partir da marcha não controlada, até à velocidade memorizada da última vez e mantém esta velocidade.
- Acelerar: em caso de accionamento breve, a velocidade é aumentada por 1 km/h. Em caso de accionamento mais prolongado, a velocidade é aumentada até se soltar a tecla. A activação do Tempomat apenas ocorre quando todas as condições de activação estiverem cumpridas. As condições de activação são:
- Posição de repouso da tecla "Acelerar" antes de ligar o Tempomat.
- A velocidade mínima de 30 km/h deve estar transposta.
- O pedal do travão deve encontrar-se na posição de repouso.
- Nas viaturas com caixa de velocidades manual, o pedal da embraiagem deve encontrar-se na posição de repouso.
- Nas viaturas com caixa de velocidades automática deve estar seleccionada a posição "2" a "D".
- Não deve estar operante nenhuma condição de desactivação. As condições de desactivação são possíveis através do accionamento dos elementos de comando (p. ex. accionamento da tecla "Desligado" no módulo de comando), ou através de estados de defeito detectados. Os defeitos são memorizados na memória de falhas.
- Desacelerar: o accionamento da tecla "desacelerar" no volante possibilita uma redução da velocidade na marcha controlada por Tempomat. Em caso de accionamento breve, a velocidade é diminuída por 1 km/h. Em caso de accionamento mais prolongado, a velocidade é diminuída até se soltar a tecla. No entanto, não é possível exceder por defeito a velocidade mínima.
Uma interrupção do processo de desaceleração ocorre através da ocorrência de uma condição de desactivação:
- Desactivar através do interruptor principal
- Accionamento do pedal do travão
- Accionamento do pedal da embraiagem (caixa manual)
- Selecção das posições "P" ou "N" (caixa automática)
- Desligar: desactivação da função de Tempomat. Depois de rodar o canhão de ignição para a posição 1 ou 2, um accionamento do interruptor principal (I/0) origina a activação de prontidão do Tempomat. A activação de prontidão é uma preparação do sistema (circuito de prontidão) que é absolutamente necessário efectuar antes de ligar o Tempomat. Isto tem por objectivo evitar a activação do Tempomat através de accionamento involuntário de um elemento de comando. O estado de prontidão do Tempomat é indicado através de um díodo luminoso no instrumento combinado. Após a activação de prontidão e depois de cumprir todas as condições de activação, pode colocar-se o Tempomat em funcionamento através do accionamento da tecla "Acelerar".
Diagnóstico
Se ocorrerem perturbações durante o funcionamento, são memorizados os respectivos defeitos na memória de falhas DME.
O programa de diagnóstico oferece no modo de perito (Expert) a possibilidade de comprovar, através de um módulo de teste, o funcionamento dos elementos de comando individuais.