Sonda da temperatura do combustível DDE 6.0/6.2/6.3
A sonda da temperatura do combustível encontra-se montada no sistema de alimentação do combustível, um pouco antes da bomba de alta pressão e regista a temperatura do combustível por intermédio da sua resistência variável (NTC= coeficiente de temperatura negativo).
A temperatura do combustível serve como valor para as seguintes funções:
- protecção de sobreaquecimento do motor
- cálculo do débito de injecção
- cálculo da solicitação à bomba preliminar de alimentação do combustível
- Correcção da onda de compressão:
Num sistema Common Rail com mais de que um sistema de injecção, cada injecção provoca uma onda de compressão no tubo do Rail para o injector e nos orifícios de alta-pressão do injector. Esta onda de compressão influencia o débito das injecções posteriores. Para poder aplicar injecções com espaçamento variável, esta influencia deve ser minimizada em função do espaçamento das injecções, a pressão no Rail e a temperatura do combustível.
Localização de defeitos
Se a sonda da temperatura do combustível estiver defeituosa, podem ser memorizados os defeitos 4000 (interrupção de ligação ou curto-circuito ao positivo), 4001 (curto-circuito à massa) referentes ao sistema ”Sonda da temperatura do combustível”. A sonda da temperatura do combustível pode ser destruída em caso de curto-circuito.