Posição inclinada da viatura
Uma posição inclinada da viatura pode ter as causas mais diversas. As causas levam, normalmente, a um registo na memória de falhas da unidade de comando ou a uma mensagem CC (Check-Control) no instrumento combinado.
Causas para uma posição inclinada da viatura
Causas devidas aos sensores
Verificação do sistema de sensores de acordo com as instruções no módulo de teste de diagnóstico ao lado.
Causas mecânicas
- Mecanismo de tirantes do sensor (posição, defeito)
- Fixação do sensor (posição)
- Braçadeira de fixação do mecanismo de tirantes do sensor (posição)
Causas devidas a fugas
- Fuga nas tubagens
- Fuga no bloco de válvulas
- Fuga no conjunto de amortecimento
Causas eléctricas
- Água na ficha (pinos corroídos): No caso deste defeito estabelece-se uma inclinação progressiva, uma vez que o sinal se desvia lentamente.
- Curto-circuito no sistema da suspensão pneumática dianteira e traseira (é no entanto memorizado pela unidade de comando como defeito e reconhecido através de diagnóstico).
Causas específicas do sistema
- A abertura de uma porta da viatura durante a mudança do nível de altura (com a viatura parada) pode provocar uma posição inclinada da viatura.
- Devido a uma rápida aplicação de força pelo lado de fora (atrelar de uma reboque, carregar ou descarregar rápido) pode ocorrer um impedimento de regulação.
- Faixas de tolerância com a ignição ligada: +/-10 mm em relação aos valores do nível de altura proveniente do TIS. Indicação: No caso do trem dianteiro conta o valor médio dos dois níveis de altura)
- Faixas de tolerância com a ignição desligada: +15 mm/-20 mm em relação aos valores do nível de altura proveniente do TIS. Indicação: No caso do trem dianteiro conta o valor médio dos dois níveis de altura.
- Interrupção térmica