O comando do tejadilho de correr/deflector é efectuado pelo módulo do tejadilho de correr/deflector (módulo SHD). Este módulo inclui também os circuitos de comutação de carga para o motor do tejadilho de correr. Está directamente ligado com o motor do tejadilho de correr.
O módulo SHD está ligado ao módulo principal através do canal periférico.
O interruptor para o tejadilho de correr/deflector possui cinco diferentes posições.
As cinco posições são transmitidas, através de três linhas, para o módulo SHD (sinal de massa).
Ao premir, vencendo a resistência, o interruptor na posição ”Fazer deslocar no sentido ABERTO” e ”Fechar” é activado um funcionamento automático que abre ou fecha completamente o tejadilho de correr/deflector.
Do mesmo modo que nos levanta vidros, também o tejadilho de correr/deflector pode ser aberto ou fechado com o trancar ou destrancar da viatura.
Uma abertura conforto ocorre quando o canhão de fecho é mantido mais de 3 segundos na posição ”Destrancar”, ou quando a tecla correspondente no comando à distância via sinal de rádio é mantida premida durante o respectivo período de tempo.
Um fecho conforto ocorre quando o canhão de fecho é mantido mais de 2 segundos na posição ”Trancar”, ou quando a tecla correspondente no comando à distância via sinal de rádio é premida durante o respectivo período de tempo.
As funções podem ser activadas e desactivadas através da codificação.
O tejadilho de correr/deflector está activo com o borne R ligado. Depois de desligar o borne R continua por enquanto a poder ser comandado. Uma desactivação automática é efectuada após 16 minutos.
Dependente das disposições legais nacionais, ocorre adicionalmente uma desactivação com o abrir da porta do condutor ou do acompanhante.
São codificáveis duas versões diferentes:
Versão ECE |
Desactivação depois de desligar o borne R e abrir e fechar a porta do condutor ou do acompanhante. |
EUA e Austrália |
Desactivação após desligar o borne R e abrir a porta do condutor ou do acompanhante. |
Estas condições de desactivação também são válidas para os levanta vidros.
Dois sensores de posição (sensor de incremento) no módulo do tejadilho de correr/deflector registam o número de rotações do motor e, a partir deste, determinam a posição do tejadilho de correr. As posições finais do tejadilho de correr são determinadas antes de atingir o batente mecânico, de modo a evitar desgastes mecânicos.
A partir dos impulsos do sensor de posição e do consumo de corrente do motor é, adicionalmente, calculada de modo permanente o binário do motor do accionamento SHD. Se este binário do motor ultrapassar um determinado valor, tal é identificado como aprisionamento.
A protecção antiaprisionamento está activa no sentido ”Fechar” assim como durante o fechar normal (interruptor não premido a fundo), como também durante o funcionamento automático e durante o fecho conforto do tejadilho de correr. Premindo o interruptor SHD a fundo no sentido Fechar e mantendo-o nessa posição, a protecção antiaprisionamento é colocada fora de função em caso de defeito.
Ao detectar um aprisionamento, o processo de fecho é interrompido e o tejadilho de correr é aberto brevemente.
Importante!
A protecção antiaprisionamento já não está activa com uma ligeira abertura do tejadilho de correr inferior a 4 mm.
Visto os sensores de posição estarem instalados no módulo do tejadilho de correr, não possuem uma correlação fixa com o mecanismo do tejadilho de correr. Para conseguir esta correlação, o módulo deve registar e memorizar internamente as posições finais mecânicas. Chama-se a este processo padronização. Num tejadilho de correr/deflector não padronizado só são executáveis as funções ”Fechar” e ”Levantar”.
Para o funcionamento da protecção antiaprisionamento é necessário que o módulo detecte as resistências mecânicas do tejadilho de correr e adapte internamente a respectiva curva característica para a protecção antiaprisionamento.
A inicialização do tejadilho de correr engloba a Padronização e o aprender (adaptação) da curva característica da protecção antiaprisionamento.
Deve efectuar-se uma inicialização:
Para realizar uma padronização, levar o tejadilho de correr/deflector para a posição final ”Levantar”. Depois de atingir a posição, manter o interruptor premido em ”Levantar” durante no mínimo 15 segundos. Depois de decorrer o referido tempo, o accionamento é activado até bloquear e, em seguida, recua um pouco. A posição do sensor de posição é memorizada internamente. O tejadilho de correr/deflector está padronizado.
Para a Série E38 até 9/98 e a Série E39 até 3/98 é válido:
Módulo do tejadilho de correr/deflector com índice de diagnóstico 20 (consultar Programa de diagnóstico, identificação)
A curva característica é adaptada automaticamente pelo módulo durante a utilização do tejadilho de correr. O módulo detecta posições com movimento mecânico difícil e adapta a curva característica em conformidade. Depois de inicializar, abrir e fechar o tejadilho de correr no mínimo uma vez, premindo o interruptor.
Em caso de activação incorrecta da protecção antiaprisionamento em determinadas posições, pode eliminar-se o defeito passando várias vezes a posição em questão com o interruptor premido a fundo.
Para a Série E39 a partir de 3/98 e a Série E53 (X5) é válido:
Módulo do tejadilho de correr/deflector com índice de diagnóstico 21 (consultar Programa de diagnóstico, identificação)
Para a adaptação da curva característica é necessário o seguinte processo:
O interruptor deve ser mantido na posição ”Levantar” durante todo o processo.
Atenção! Durante o processo não existe nenhuma protecção antiaprisionamento.
O módulo do tejadilho de correr/deflector está ligado ao canal K e pode ser comandado independentemente do módulo principal da ZKE III. A curva característica para a protecção antiaprisionamento é determinada através dos dados de codificação. Ela é programada na unidade de comando através da codificação.
Para a redução dos ruídos aerodinâmicos num tejadilho de correr completamente aberto pode reduzir-se o curso de abertura do tejadilho de correr nas viaturas da Série E53 (X5).
Esta limitação da abertura pode ser estabelecida ou apagada através da função especial ”Estabelecer/apagar a limitação da abertura” no sistema de diagnóstico BMW.
A partir aprox. de Janeiro de 2001, a limitação da abertura é estabelecida de fábrica em todas as viaturas da Série E53. No entanto, ela pode ser apagada a pedido do cliente através da função especial referida.