Sistema de fecho central

O sistema de fecho central é comandado pelo módulo principal e pelos módulos das portas do condutor e do acompanhante.

Os accionamentos do sistema de fecho central nas portas da viatura estão integrados nas fechaduras e possibilitam um trancamento, bloqueio e destrancamento das portas.

Adicionalmente a tampa do depósito de combustível é trancada e destrancada através de um accionamento de trancamento.

Funções

Generalidades

Na função do sistema de fecho central deve distinguir-se entre trancar e trancar com bloqueio.

Trancar sem bloqueio: As portas da viatura podem ser abertas a partir do interior quando o manípulo da porta é puxado duas vezes.

Trancar com bloqueio: As portas da viatura não podem ser abertas nem pelo exterior nem pelo interior.

Um ”Trancar com bloqueio” é efectuado quando

Através do bloqueio central da viatura tranca-se a tampa do depósito de combustível.

Accionamentos do fecho central

Os accionamentos nas portas dianteiras são comandados através dos módulos das portas. Os accionamentos nas portas traseiras e o accionamento da tampa do depósito de combustível são comandados através do módulo principal.

Para uma protecção dos accionamentos contra sobrecarga térmica ocasionada por accionamentos repetidos existe um bloqueio de repetição.

Tampa do depósito de combustível

Para a activação da tampa do depósito de combustível, devem distinguir-se duas versões:

Pontos de comando

O sistema de fecho central pode ser comandado através dos seguintes pontos:

Através da tecla do fecho central, a viatura apenas pode ser trancada e destrancada, mas não bloqueada e desbloqueada. Além disso, a tampa do depósito de combustível também não é trancada.

Indicação: Os comandos por tecla do comando à distância só são efectuados quando a chave não estiver inserida no canhão da ignição.

Destrancar automático

As portas da viatura são destrancadas automaticamente quando a unidade de comando do Airbag detecta uma colisão. A sinalização de colisão é efectuada através do canal K. Após a detecção de colisão deve destrancar-se uma vez o sistema de fecho central, antes de ser possível trancar.

Uma viatura bloqueada é desbloqueada automaticamente (não destrancada), quando a chave da viatura é inserida no canhão da ignição. A detecção é efectuada através da unidade de comando do ”Imobilizador electrónico (EWS)”.

Destrancar selectivo

A seguinte função pode ser codificada através da Car Memory ou está codificado de série em algumas versões nacionais (p. ex. EUA):

Ao destrancar uma viatura trancada por meio da fechadura da porta ou do comando à distância, destranca-se em primeiro lugar apenas a porta do condutor. Todas as outras portas passam do estado bloqueado para o estado desbloqueado, não sendo no entanto destrancadas (é possível destrancar as portas através do manípulo interior da porta ou da tecla do fecho central). As portas só são destrancadas quando a viatura é destrancada uma segunda vez através da fechadura da porta ou do comando à distância.

Trancar automático

A seguinte função pode ser codificada através da Car Memory ou está codificado de série em algumas versões nacionais (p. ex. EUA):

Ao exceder uma velocidade de marcha de 8 km/h as portas são trancadas automaticamente.

Accionamento de emergência

Em caso de falha no accionamento eléctrico (p. ex. devido a uma bateria descarregada), a porta pode ser destrancada mecanicamente através da fechadura da porta.

Tampa da mala

O comando da porta superior da mala é efectuado subordinado ao estado do sistema de fecho central.

Com a viatura trancada a porta superior da mala só pode ser destrancada através da tecla no painel de comutação da consola central.