Módulo do pedal do acelerador

O módulo do pedal do acelerador detecta o desejo do condutor de alterar a velocidade da viatura.

Configuração e funcionamento

A posição do pedal do acelerador é identificada através de um sensor especial e é avaliada na Electrónica Digital do Motor (DME). O módulo do pedal do acelerador está equipado com dois sensores Hall independentes entre si. Estes sensores emitem respectivamente um sinal de tensão, que corresponde à posição momentânea do pedal. Por motivos de precaução são utilizados dois sensores. Tendo em consideração outros valores de funcionamento do motor, calcula-se a partir dela a posição necessária da borboleta. A activação da borboleta é então assumida pelo actuador da borboleta.

O módulo do pedal do acelerador é alimentado com uma tensão constante de 5 V proveniente da DME. Cada sensor dispõem, por razões de segurança, de uma alimentação eléctrica própria.

Os dois sensores Hall fornecem um sinal proporcional à posição do pedal do acelerador. O sensor 2 gera sempre exactamente a metade do sinal de tensão do sensor 1. Ambas as tensões do sinal são monitorizadas permanentemente através da DME.

Diagnóstico

Ao ocorrer um defeito, a potência máxima do motor está limitada. A viatura reage de modo retardado aos movimentos rápidos do pedal do acelerador. Se existem simultaneamente dois defeitos, as rotações do motor são limitadas para um valor máximo de 1500 rpm. Na memória de falhas da DME estão memorizados defeitos correspondentes, que apontam para um sensor Hall deficiente.

São identificados os seguintes defeitos: