Os injectores são respectivamente activados através de um estágio final próprio. Este tipo de injecção é designado como injecção sequencial.
A injecção sequencial oferece as seguintes vantagens:
Cada injector é activado por um estágio final próprio. Consegue-se deste modo que a acumulação prévia do combustível seja igual em todos os cilindros. É assim possível para todos os cilindros uma preparação da mistura com a mesma qualidade. O momento de injecção pode ser adaptado adequadamente às condições de funcionamento existentes de momento, p. ex. carga do motor e número de rotações.
Na injecção sequencial a injecção só é efectuada uma vez por rotação da árvore de cames. Desse modo, a dispersão da alimentação da quantidade de combustível diminui como consequência das tolerâncias dos componentes. Para além disso, a condição no regime de ralenti é melhorada, já que os tempos de resposta e de desoperação nos injectores são reduzidos. Para além disso, obtém-se um consumo de combustível ligeiramente inferior.
No regime de marcha, o tempo de injecção pode ser adaptado por cilindro no caso de uma aceleração súbita ou após uma desaceleração. Deste modo consegue-se um melhor comportamento de resposta do motor.
Se ocorrerem perturbações nos injectores, os respectivos defeitos são memorizados na memória de falhas da unidade de comando DME. Um programa de diagnóstico correspondente permite a comprovação de funcionamento de cada injector.