Sistema de prevenção/segurança da separação dos pólos da bateria

A linha da bateria possui uma blindagem condutora, que está isolada tanto em relação à carroçaria como também em relação à linha da bateria. A blindagem é constituída por uma malha metálica de baixa impedância. Em ambas as extremidades da blindagem, ou seja no borne de segurança da bateria no compartimento da mala e no ponto auxiliar da bateria no compartimento do motor, sai respectivamente um cabo de junção. O cabo de junção no borne de segurança da bateria está ligado ao satélite do pilar B direito, o cabo de junção no compartimento do motor está ligado ao satélite do pilar B esquerdo. Para minimizar o perigo de incêndio, em caso de danificação da linha num acidente, a linha da bateria é monitorizada pelos seguintes satélites:

Descrição resumida do componente

Borne de segurança da bateria

O borne de segurança da bateria está instalado na linha do positivo (linha de carga) proveniente do alternador, pouco antes do pólo positivo da bateria. A linha termina numa peça de encaixe cónica. Se durante a monitorização da linha da bateria for determinado um curto-circuito, então é disparado o borne de segurança da bateria do satélite do pilar B direito. Desligam-se deste modo o alternador e a bomba do combustível.

Com isso fica também fora de serviço a linha de carga do motor de arranque. A viatura já não pode ser posta em funcionamento.

A linha do alternador interrompida pode ser provisoriamente unida, para um rearranque do motor. Neste caso deixa de existir a função de separação dos pólos da bateria, uma vez que a cápsula de ignição já foi disparada. Neste caso, a cápsula de ignição e a linha do alternador têm que ser substituídas.

Diagnóstico

As duas extremidades da blindagem são encaminhadas para a entrada do conversor A/D do satélite do pilar B esquerdo e satélite do pilar B direito. No satélite do pilar B esquerdo encontra-se uma resistência que está ligada à blindagem e à massa. No satélite do pilar B direito encontra-se uma resistência igual que está ligada à blindagem e à linha de alimentação do satélite. Por intermédio da blindagem de baixa impedância e das resistências iguais, é ajustada nos conversores A/D aproximadamente metade da tensão de alimentação (5 V) do satélite. Em caso de defeito resultam diferentes valores de medição, que estão representados na tabela subsequente.

 

Valor medido no satélite do pilar B esquerdo

Valor medido no satélite do pilar B direito

Estado

 

 

Linha da bateria: o.k.

aprox. 5 V

aprox. 5 V

Linha da bateria: interrupção

aprox. 0 V

aprox. 10 V

Linha da bateria: curto-circuito à massa

aprox. 0 V

aprox. 0 V

Linha da bateria: curto-circuito ao positivo

aprox. 10 V

aprox. 10 V

Se surgir uma interrupção ou curto-circuito, então é memorizado no satélite do pilar B direito o correspondente registo na memória de falhas.

Observação:

A linha da bateria só é separada através do borne de segurança da bateria, em caso de curto-circuito. Se, por exemplo, o isolamento exterior da linha da bateria estiver danificado, mas a blindagem não possuir nenhuma ligação à massa, pode ocorrer o seguinte caso:

a tensão pode diminuir lentamente devido a humidade (p. ex. chuva). Deste modo detecta-se um curto-circuito à massa, mas o borne de segurança da bateria não é activado. Na memória de falhas do satélite do pilar B direito é então memorizado o registo: ”Linha da bateria: valor medido não interpretável”. Para além disso, é activada a luz de advertência do airbag.

Funções especiais

Indicações de segurança

Todos os trabalhos nos airbags só devem ser realizados com a bateria separada dos bornes!

Estabelecer e separar a ligação de qualquer unidade de comando BYTEFLIGHT, sensores e geradores apenas com a bateria separada dos bornes!

Durante a reparação de uma fibra óptica no canal BYTEFLIGHT deverá ter-se em conta que apenas pode existir um ponto de separação numa fibra óptica. Caso já exista um ponto de separação por causa de uma ficha de porta, a fibra óptica não poderá ser reparada. Em caso de defeito é necessário substituir-se a fibra óptica!

Codificar e programar todas as unidades de comando BYTEFLIGHT antes da colocação em funcionamento: as unidades de comando (satélites) contêm dados específicos da viatura!