A detecção de ocupação do assento é constituída por uma esteira de detecção de ocupação do assento, na qual estão aplicados sensores sensíveis à pressão. Para além disso, a esteira de detecção de ocupação do assento encontra-se fisicamente ligada a um sistema electrónico de exploração. A classificação de peso baseia-se na exploração da marca gerada pela pessoa ao sentar-se. A detecção de ocupação do assento não pode medir nenhum peso. Devido à activação de elementos individuais da esteira de detecção de ocupação do assento é determinada uma classe de peso por meio do sistema electrónico de exploração. O sistema electrónico de exploração envia ciclicamente a informação da classificação para a unidade de comando de airbag.
A troca de dados entre a detecção de ocupação do assento e a unidade de comando de airbag é efectuada através de uma linha de hardware. A detecção de ocupação do assento monitoriza as entradas e saídas. Possíveis estados de defeito são registados na memória de falhas da unidade de comando de airbag.
Se existir um defeito na detecção de ocupação do assento, então deve substituir-se a esteira de detecção de ocupação do assento incluindo a peça de espuma. Na memória de falhas da unidade de comando de airbag encontra-se o seguinte registo, após a substituição da esteira de detecção de ocupação do assento: ”Detecção de ocupação do assento do acompanhante: não autorizado”. Após a substituição, a esteira de detecção de ocupação do assento deve ser autorizada. O programa de teste para a autorização encontra-se sob:
Indicação:
Todos os trabalhos no airbag só podem ser efectuados com os bornes da bateria separados!Conectar e desconectar a unidade de comando de airbag, sensores e geradores de gás só com os bornes da bateria separados!A unidade de comando de airbag contém dados específicos da viatura e deverá ser codificada antes da colocação em funcionamento!A remoção e montagem em outras viaturas é proibido!