O âmbito das funções do painel de comando na coluna da direcção (SZL) pode ser subdividido em três blocos principais:
As seguintes funções podem ser comandadas rápida e ergonomicamente pelo condutor através do volante multifunções:
O volante multifunções compõe-se de
Por baixo do volante multifunções encontra-se
O comando electrónico para o painel de comando na coluna da direcção e o volante multifunções subdivide-se em dois módulos electrónicos:
A transferência de sinais do sistema electrónico do volante para o sistema electrónico da coluna de direcção é assegurada através de uma mola em espiral.
O interruptor da luz dos máximos/mudança de direcção é constituído por
Adicionalmente encontram-se integrados no interruptor da luz dos máximos/mudança de direcção duas teclas de toque simples dispostas axialmente :
Conceito da transmissão: A manete na coluna de direcção e as teclas de toque simples dispostas axialmente possuem caminhos de transmissão diferentes:
Trajecto de transmissão da manete na coluna de direcção: quando o condutor acciona a manete na coluna de direcção, é enviada uma mensagem ao módulo de comutação das luzes. Caminho do sinal: painel de comando na coluna da direcção -> canal de dados BYTEFLIGHT -> módulo de informação da segurança -> canal de dados BYTEFLIGHT -> módulo central de acesso -> canal de dados K-CAN SYSTEM -> módulo de comutação das luzes.
Por razões de segurança encontra-se disponível uma linha série adicional, do painel de comando na coluna da direcção ao módulo de comutação das luzes. Nesta linha está aplicado um sinal de tensão codificado analogicamente, que é avaliado pelo módulo de comutação das luzes. A cada posição de comutação está atribuída uma faixa de tensão. Em caso de falha do canal, a linha série permite a transmissão de todas as posições de comutação do interruptor da luz dos máximos/mudança de direcção, no entanto com restrições de funcionamento:
Trajecto de transmissão das teclas de toque simples dispostas axialmente: quando o condutor acciona uma das teclas de toque simples dispostas axialmente, é enviada uma mensagem ao instrumento combinado.
Trajecto do sinal: painel de comando na coluna da direcção -> canal de dados BYTEFLIGHT -> módulo de informação da segurança -> canal de dados BYTEFLIGHT -> módulo central de acesso -> canal de dados K-CAN SYSTEM -> instrumento combinado.
A manete da regulação da velocidade de cruzeiro é constituída por
Posições de velocidade das velocidades desejadas: através da manete na coluna de direcção para o controlo da velocidade de cruzeiro também é possível seleccionar velocidades desejadas. Velocidade desejadas são, p. ex., velocidades de que se necessita frequentemente, como p. ex. 30 km/h, 50 km/h, 60 km/h. É possível colocar e memorizar posições de velocidade para estas velocidades desejadas.
As velocidades desejadas são funções Car&Key-Memory: é possível fixar e memorizar marcas de velocidade para cada condutor individualmente.
Conceito da transmissão: quando o condutor acciona a manete da coluna de direcção ou a tecla de toque simples axial, é enviada uma mensagem à Electrónica Digital do Motor.
Trajecto do sinal: painel de comando na coluna da direcção -> canal de dados BYTEFLIGHT -> módulo de informação da segurança -> canal de dados BYTEFLIGHT -> módulo central de acesso -> canal de dados PT-CAN -> Electrónica Digital do Motor.
Conceito da transmissão: quando o condutor acciona a roda serrilhada (não RR01), uma mensagem é enviada à unidade de comando do sistema de controlo activo da velocidade de cruzeiro (ACC).
Trajecto do sinal: painel de comando na coluna da direcção -> canal de dados BYTEFLIGHT -> módulo de informação da segurança -> canal de dados BYTEFLIGHT -> módulo central de acesso -> canal de dados PT-CAN -> sistema de controlo activo da velocidade de cruzeiro (ACC).
As posições de mudança R - N - D e P (marcha-atrás - ponto-morto - Drive (marcha) - posição de "parque") são seleccionadas de forma inteiramente electrónica através da alavanca selectora. A alavanca selectora é constituído por
A posição de marcha seleccionada é detectada através de sete sensores Hall. Os sensores Hall estão configurados de tal modo, que em caso de falha de um sensor Hall individual se mantenha a capacidade de funcionamento da alavanca selectora.
Conceito de transmissão: quando o condutor acciona a manete da coluna de direcção ou a tecla de toque simples axial, é enviada uma mensagem ao comando electrónico da caixa de velocidades.
Trajecto do sinal: painel de comando na coluna da direcção -> canal de dados BYTEFLIGHT -> módulo de informação da segurança -> canal de dados BYTEFLIGHT -> módulo central de acesso -> canal de dados PT-CAN -> comando electrónico da caixa de velocidades.
Por razões de segurança encontra-se disponível uma linha série adicional, do painel de comando na coluna da direcção ao comando electrónico da caixa de velocidades. Sobre esta linha são transmitidas as mesmas mensagens como sobre os canais de dados.
Travão de "parque" electrónico: O bloqueio da coluna de direcção pode ser suprimido, como providência anti-roubo, existindo um comando electrónico da caixa de velocidades: o travão de "parque" electrónico substitui o bloqueio da coluna de direcção.
Desbloqueio ”de emergência” do travão de "parque" electrónico: em caso de emergência, o travão de "parque" electrónico pode ser desbloqueado manualmente:
O interruptor dos limpa-vidros é constituído por
Com a ”ignição desligada” são desligados os limpa-vidros e o sensor de chuva/luz de médios.
Conceito de transmissão: quando o condutor acciona a manete na coluna de direcção para o interruptor dos limpa-vidros, uma mensagem é enviada ao módulo dos limpa-vidros.
Quando o condutor acciona a tecla de toque simples axial ou a roda serrilhada (não RR01),
Trajecto do sinal: painel de comando na coluna da direcção -> canal de dados BYTEFLIGHT -> módulo de informação da segurança -> canal de dados BYTEFLIGHT -> módulo central de acesso -> canal de dados K-CAN SYSTEM -> módulo do limpa-vidros ou sensor de chuva/luz de médios.
Accionando os botões da Steptronic, o comando electrónico da caixa de velocidades sobe ou reduz as velocidades.
Por razões de segurança, os botões da Steptronic são redundantes, encontrando-se respectivamente à esquerda e à direita no volante multifunções.
Os botões da Steptronic só estão activados, se a tecla S/M (S = programa desportivo, M = programa manual de mudança de velocidades) à direita no volante multifunções, tiver sido comutada para funcionamento manual: na indicação de programa do instrumento combinado é indicado um 'M' (área de indicação entre velocímetro e conta-rotações). Consoante a selecção da mudança, aparece M1 a M6 para a relação de caixa actual.
Os botões da Steptronic são sensores Hall.
Por razões de segurança encontra-se disponível uma linha série redundante, do painel de comando na coluna da direcção ao comando electrónico da caixa de velocidades.
As teclas de função permitem a selecção
O ajuste da coluna de direcção é efectuado através da tecla lateral no revestimento da coluna de direcção.
As buzinas produzem um sinal acústico de advertência e servem como transmissores redundantes de sinais acústicos para o sistema de alarme anti-roubo da viatura.
O interruptor das buzinas, lido directamente, é enviado como estado válido ao sistema electrónico da coluna de direcção (unidade de comando do painel de comando na coluna da direcção) através do sistema electrónico do volante da mola em espiral. A excitação independente dos altifalantes de agudos e de graves pode ser efectuada no sistema electrónico da coluna de direcção. O consumo de corrente por buzina é de aproximadamente 5 A.
O aquecimento do volante é constituído pela
O painel de comando na coluna da direcção activa o filamento correspondentemente, para que esteja assegurado um aquecimento uniforme do volante.
Por norma, realizar apenas trabalhos na bomba do combustível com a ignição desligada!
Todos os trabalhos nos airbags só devem ser realizados com a bateria separada dos bornes!
Estabelecer e separar a ligação de qualquer unidade de comando BYTEFLIGHT, sensores e geradores apenas com a bateria separada dos bornes!
Durante a reparação de uma fibra óptica no canal BYTEFLIGHT deverá ter-se em conta que apenas pode existir um ponto de separação entre o módulo de informação da segurança e um satélite. A fibra óptica entre o módulo de informação da segurança e os satélites das portas não deve por isso ser reparada, uma vez que já existe um ponto de separação devido à ficha da porta. Em caso de defeito é necessário substituir-se a fibra óptica!