Aquecimento suplementar eléctrico DDE 5.0

O aquecimento suplementar eléctrico serve para o aquecimento do líquido de refrigeração, através de elementos eléctricos de aquecimento, para compensar o reduzido calor de dissipação durante elevadas eficiências de rendimento do motor. A solicitação da potência de aquecimento é efectuada pelo sistema de ar condicionado (IHKA).

O aquecimento suplementar eléctrico, com a sua unidade de comando, é peça integrada do permutador de calor da chaufagem no sistema de ar condicionado. Às lamelas do radiador da chaufagem atravessadas por líquido de refrigeração foram acrescentadas elementos permutadores de calor de alumínio, electricamente aquecidos.

Os elementos de aquecimento apenas são intercalados com reservas eléctricas de potência. A unidade de comando DDE determina as reservas de potência existentes na rede de bordo. A unidade de comando DDE transmite à unidade de comando do aquecimento suplementar eléctrico, através de um sinal PWM, a máxima potência eléctrica que pode ser intercalada.

Diagnóstico

O aquecimento suplementar eléctrico possui um autodiagnóstico, mas não uma memória de falhas própria. Todos os defeitos são memorizados na unidade de comando IHKA.

A unidade de comando DDE monitoriza a linha para a mensagem das reservas de potência.