Em todos os motores diesel EU4 é necessária uma sonda lambda para a função adaptação do valor médio do débito. Esta sonda encontra-se próxima do motor, no pré-catalisador, imediatamente após a turbina do turbocompressor. A sonda lambda é do tipo 'faixa larga', que fornece valores lambda precisos ao longo de uma vasta margem de medição. Na adaptação do valor médio do débito trata-se de um processo de ”aprendizagem”, no qual a relação combustível/ar (valor lambda) é ajustada através da adaptação da massa de ar ou taxa de recondução dos gases de escape. Este processo não actua sobre um injector individualmente.
A partir do valor lambda medido da sonda lambda e da massa de ar medida do HFM é determinado um débito de injecção médio para todos os cilindros. Este valor é comparado com o débito de injecção indicado pela unidade de comando DDE. Caso seja observada uma divergência, a massa de ar é adaptada ao débito de injecção efectivo ajustando a válvula AGR, de modo a ajustar-se o valor lambda correcto.
A MMA não é uma regulação rápida, mas sim um processo de 'aprendizagem' adaptativo. Isto significa que o erro do débito de injecção é adaptado num mapa característico adaptativo, o qual é permanentemente memorizado na unidade de comando DDE.
Repor a função especial, MMA deve ser executada, caso tenha sido substituído um dos seguintes componentes:
Para se atingir a norma sobre a emissão de gases de escape EU4 é necessária a função 'Adaptação do valor médio do débito'. A MMA é aplicada como se segue: