No âmbito das medidas CO2, através da regulação inteligente do alternador, é conseguida uma recuperação parcial da energia cinética aplicada pelo motor. O princípio básico da IGR é um desenvolvimento da estratégia de carga da bateria da viatura. A bateria deve estar sempre pronta a absorver energia e deixa de ser carregada por inteiro. Uma bateria completamente carregada não consegue absorver mais energia, sendo portanto essa situação evitado pela IGR.
Contrariamente às estratégias de carga convencionais, a recuperação de energia apenas tem lugar nas fases de corte de injecção para efeito de travão do motor da viatura. Aqui o alternador é excitado ao máximo, sendo produzida energia eléctrica, que é fornecida à bateria da viatura. Não é consumido combustível. Nas fases de aceleração da viatura, o alternador não é excitado. Desta forma, não é utilizada energia nem combustível para produzir energia eléctrica.
Para a função IGR é necessário um sensor inteligente no pólo negativo da bateria da viatura, bem como uma interface de comunicação no alternador.
Reserva-se o direito a erros de impressão, lapsos e alterações técnicas.