Medição da corrente de repouso mediante o sensor inteligente de bateria

 

Descrição

Em caso de existirem problemas com elevada corrente de repouso é necessário, frequentemente, que seja apurado no SAV. No modo de procedimento habitual, é necessário instalar-se, uma resistência em ponte (shunt) na fita de ligação da massa da viatura.

Todas as viaturas que possuem um sensor inteligente de bateria no pólo de massa (a partir do E60) executam automaticamente uma medição da corrente de repouso, aprox. 90 minutos após a entrada no estado de repouso (consultar sob Modo de procedimento). Os resultados são acumulados na gestão electrónica do motor, num histograma da corrente de repouso. A corrente de repouso é atribuída a cada minuto a uma determinada faixa de corrente (0-80 mA, 80-200 mA, 200-1000 mA, >1000 mA) (apenas quando todos os consumidores independentes estiverem desligados, consultar sob Modo de procedimento). Cada faixa de corrente contém portanto a informação, quantos minutos ao todo, a corrente de repouso permaneceu dentro de uma faixa.

O contador de minutos está limitado a 15360 minutos (aprox. 11 dias). Quando este valor é alcançado, a contagem só continua nas faixas inferiores a 15360 minutos. A leitura e o apagar dos valores todos só é possível através de uma função SAV.

Por regra, a corrente de repouso deve apenas situar-se dentro da faixa de 0-80 mA. Uma corrente de repouso dentro de outras faixas só deverá surgir ocasionalmente e por breves instantes. Por regra, 11 dias depois da reposição do histograma da corrente de repouso, a faixa de corrente de 0-80 mA é somada por acréscimo até 15360 minutos (aprox. 11 dias). A partir deste momento, o histograma da corrente de repouso deixa de ser esclarecedor e uma reconstituição do período de medição impossível.

Quando o histograma da corrente de repouso é reposto através da função SAV, é possível efectuar uma medição da corrente de repouso com os dados do sensor inteligente de bateria. Depois de efectuada a medição, pode ler-se o histograma da corrente de repouso através da função SAV.

Modo de procedimento

A medição da corrente de repouso tem início aprox. 90 minutos após entrada no estado de repouso. Atinge-se o estado de repouso quando estão satisfeitas as seguintes condições:

Se uma das condições supracitadas não for respeitada, as faixas de corrente no histograma da corrente de repouso não são incrementados. Sob certas circunstâncias, também, uma unidade de comando defeituosa, pode ser responsável por esta situação. Neste caso, deverá executar-se o módulo de teste para o autodiagnóstico.

Recomenda-se que seja efectuada uma medição da corrente de repouso ao longo de várias horas. A medição da corrente de repouso é imediatamente interrompida caso a viatura seja despertada e só volta a prosseguir, quando o estado de repouso se apresente durante os seguintes 90 minutos.