A unidade de comando DDE calcula a quantidade de combustível consumida no momento e envia o valor ao computador de bordo. Aí é calculado e indicado o consumo em l/100 km.
O sinal de consumo é multiplicado por um factor de correcção na unidade de comando DDE, antes de ser transmitido ao computador de bordo. O factor de correcção está configurado de fábrica para 1,0, e é ajustável dentro de certos limites através da adaptação do cálculo do consumo. Desse modo, pode corrigir-se para cima ou para baixo o consumo indicado pelo computador de bordo.
Atenção: ao efectuar a adaptação, deve assegurar-se de que não existem defeitos na unidade de comando DDE ou outras objecções na marcha do motor.
A adaptação pode ser utilizada caso o cliente verifique e conteste uma divergência entre os seguintes valores:
Durante a adaptação, estes dois valores devem ser introduzidos no respectivo local. A adaptação calcula então, automaticamente, o factor de correcção certo e transmite-o à unidade de comando DDE.
O factor de correcção pode ser reduzido ou aumentado, no máximo, em 5 %. Se o factor de correcção calculado de novo estiver fora destes limites, deverá perguntar-se ao utilizador se se deve, ou não, ajustar até ao limite máximo admissível.
Para obter o desejado efeito da adaptação, é necessário efectuar a correcta averiguação do consumo de combustível. Recomenda-se o seguinte procedimento:
Atenção: Diferentes modos de conduzir podem influenciar a precisão da adaptação e o seu efeito sobre o indicador do consumo.