Descrição de funcionamento do sintonizador digital

Na DAB são disponibilizadas duas gamas de frequências para a transmissão de dados. A banda L (1452 MHz até 1492 MHz) e a banda III (174 MHz até 240 MHz). Os dados são transmitidos digitalmente para a viatura, em determinados canais, dentro da banda L e da banda III. Cada canal contém apenas um ”ensemble” (conjunto), que por sua vez inclui os emissores e informações suplementares dos emissores.

Estrutura do emissor na DAB:

O sintonizador digital pode representar 12 ensembles (conjuntos). Um ensemble (conjunto) engloba até 15 serviços. O serviço é comparável a um emissor AM/FM. Um serviço pode incluir dados áudio ou informações. Para o serviço seleccionado são representados os subserviços disponibilizados. Nos subserviços são transmitidos por exemplo o intérprete, o nome do álbum e o título da música. Como alternativa, através dos subserviços podem ainda ser transmitidos outros dados áudio.

Outras informações relativas ao sintonizador digital

Vantagens do sintonizador digital

Funções do sintonizador digital

Personalização do sintonizador digital

As configurações do sintonizador digital podem ser personalizadas através da chave da viatura. As seguintes configurações são então memorizadas em função individual:

Informação técnica referente ao sintonizador digital

Diagnóstico do sintonizador digital

Antes de efectuar o diagnóstico do sintonizador digital, é necessário assegurar a alimentação eléctrica e a comunicação de canal.

Se a comunicação de canal funcionar e não estiver memorizado nenhum erro interno da unidade de comando do sintonizador digital, devem verificar-se as antenas em caso de reclamação do cliente.