Comando variável das válvulas / Valvetronic

:

Adaptar as posições de batente

Para atingir a altura correcta de abertura das válvulas, têm que ser compensadas todas as tolerâncias no comando das válvulas, através duma adaptação. Neste processo de adaptação, conduz-se lentamente aos limites mecânicos de regulação do veio excêntrico. As posições assim atingidas são memorizadas e servem, em cada ponto de funcionamento, como base para o cálculo do curso momentâneo da válvula.

O processo de adaptação decorre automaticamente, no caso de, p. ex. após uma reparação, ser reconhecida uma diferença entre a última posição de paragem e a nova posição de arranque (com o borne 15 ligado). A adaptação pode também ser solicitada através do Tester DIS-plus.

Após a introdução do processo de adaptação através do Tester DIS-plus, ouve-se brevemente um ruído de regulação no compartimento do motor. Será confirmado pela DME se a adaptação decorreu correctamente.

Para adaptar a posição de batente, podem também surgir defeitos na memória de falhas da DME, para isso existe um módulo de teste.