O CAS serve de protecção anti-roubo e autorização de arranque (EWS) de viaturas BMW.
Em cada uma das chaves da viatura está integrado um chip transreceptor. Em torno do canhão de ignição encontra-se uma bobina anular. O chip transreceptor é alimentado de energia através desta bobina pela unidade de comado CAS. Assim, não é necessária qualquer bateria na chave. A alimentação eléctrica e a transferência de dados efectuam-se, tal como num transformador, entre a antena circular (bobina) no canhão de ignição e o chip transreceptor.
Para o efeito, a chave transmite dados à unidade de comando CAS. Se estes dados estiverem correctos, a unidade de comando CAS autoriza o motor de arranque através de um relé existente na unidade de comando e transmite adicionalmente um sinal de autorização de arranque codificado, através de uma linha de dados à DME/DDE. Estes processos podem conduzir a um atraso de até meio segundo no arranque.
A unidade de comado CAS transmite à DME/DDE um sinal de autorização codificado, através da linha de dados. Só depois disto ter sido efectuado, é que é possível colocar o motor em marcha.
A unidade de comando do motor (DME/DDE) só autoriza o arranque, quando um sinal de autorização correcto tiver sido dado pela unidade de comando CAS.
Nas unidades de comando CAS e DME/DDE estão memorizados códigos de alternância idênticos, mudando o seu valor após cada processo de arranque. Uma autorização do arranque só ocorre, quando o código transmitido pela unidade de comando CAS coincidir com o código calculado na unidade de comando DME/DDE.
Uma atribuição das unidades de comando é levada a cabo apenas na primeira programação da unidade de comando DME/DDE. A unidade de comando do motor assume então o código principal da unidade de comando do CAS.
Importante!
Não é possível a troca experimental das unidades de comando DME/DDE ou CAS!
Em casos muito raros pode suceder que os códigos de alternância nas duas unidades de comando divirjam. Nestes casos, é possível efectuar uma reposição no valor inicial de ambos os códigos, através da função especial "Adaptação DME(DDE) - CAS" (adaptação EWS).
Após a introdução da chave da viatura no canhão de ignição, realiza-se o seguinte processo:
Na unidade de comando do motor são registados os seguintes defeitos:
No caso de se identificar um defeito, o arranque do motor é impedido.