Tejadilho de correr/deflector (SHD)
O tejadilho de correr/deflector eléctrico permite abrir, fechar e levantar o tejadilho de vidro inserido na abertura do tejadilho
Descrição resumida do componente
Tejadilho de correr/deflector (módulo SHD)
No módulo do tejadilho de correr/deflector estão integrados os seguintes componentes:
- motor de corrente contínua com engrenagem redutora
- unidade electrónica
A unidade electrónica comanda e monitoriza todas as funções eléctricas do tejadilho de correr/deflector.
Para a identificação das posições finais mecânicas estão integrados sensores Hall no módulo SHD.
Interruptor de comando
O interruptor de comando pode ser accionado em três sentidos. Para as posições ”Abrir” e ”Fechar” existem respectivamente dois pontos de operação que permitem um accionamento manual (o tejadilho move-se enquanto o interruptor estiver a ser accionado) ou processo automático de funcionamento (o tejadilho desloca-se automaticamente até à posição final).
O interruptor de comando está interligado ao módulo do tejadilho de correr/deflector através de condutores.
Sistema de acesso à viatura (CAS)
A unidade de comando do sistema de acesso à viatura (CAS) inclui as funções do comando à distância via sinal de rádio, do interruptor de arranque e ignição, do comando dos bornes e do imobilizador. Para além disso é o módulo de acesso entre os canais de dados K-CAN SYSTEM e K-CAN PERIPHERIE.
O CAS (sistema de acesso à viatura) transmite a solicitação para a abertura conforto ou fecho conforto dos vidros e do tejadilho de correr/deflector através dos canais de dados.
Funções principais
Comandos
São possíveis os seguintes comandos:
- fecho e abertura manual
Premir a tecla de comando para a frente até ao primeiro ponto de operação (para fechar) ou para trás (para abrir). O tejadilho de correr é movido enquanto o interruptor estiver a ser premido.
- Operação automática para fechar ou abrir
Premir o interruptor de comando para além do primeiro ponto de operação até ao batente mecânico (no sentido de abrir ou fechar). O tejadilho de correr desloca-se automaticamente até à respectiva posição final.
Um novo accionamento do interruptor interrompe imediatamente a operação automática.
Indicação: O fechar automático a partir da posição ”Painel de vidro levantado” não é possível nas viaturas com data de produção anterior a 25. de Fevereiro de 2002!
- Elevar
Se o interruptor de comando for premido no sentido de ”Levantar”, o tejadilho de correr desloca-se a partir de qualquer posição para a posição Levantar.
Indicação: O fecho automático a partir da posição ”Painel de vidro levantado” não é possível nas viaturas com data de produção anterior a 25. de Fevereiro de 2002!
- Comando conforto
Como os levanta vidros, também o tejadilho de correr é aberto ou fechado, quando as teclas na chave de comando à distância via rádio são mantidas premidas após o trancamento ou destrancamento do sistema de fecho central. As teclas devem ser premidas até o tejadilho de correr atingir a posição desejada.
O comando conforto também pode ser efectuado através da fechadura da porta do condutor. Aqui, a chave mecânica deve ser mantida nas posições ”Trancar” ou ”Destrancar” até o tejadilho de correr ter atingido a posição desejada.
Indicação: a função 'Fecho conforto' a partir da posição ”Painel de vidro levantado” não é possível nas viaturas com data de produção anterior a 25. de Fevereiro de 2002!
Protecção antiaprisionamento
Para impedir lesões devido a aprisionamentos está activa, tanto na operação manual como na operação automática, uma protecção antiaprisionamento no sentido ”Fechar”. A protecção antiaprisionamento está configurada de modo a ser interrompido o movimento do tejadilho de correr perante um bloqueio definido, independentemente da temperatura e da tensão da rede de bordo. Adicionalmente, o tejadilho de correr é aberto um pouco de modo a aliviar o bloqueio.
A condição para um bom funcionamento da protecção antiaprisionamento é que o tejadilho de correr/deflector esteja inicializado (consultar o capítulo Funções especiais SAV).
Indicação: nas viaturas com data de produção anterior a 25. de Fevereiro de 2002 não existe nenhuma protecção antiaprisionamento para a função ”Fechar a partir da posição de levantado”!
Modo de pânico
O modo de pânico serve para fechar muito rapidamente o tejadilho de correr/deflector e para desactivar a protecção antiaprisionamento.
O modo de pânico está subdividido em 2 fases:
- Fase 1:
Premir o interruptor de comando para além do primeiro ponto do interruptor até ao batente mecânico no sentido ”Fechar tejadilho de correr” e mantê-lo nessa posição. Após um breve tempo de resposta, o tejadilho de correr é fechado com velocidade máxima.
Se o interruptor for largado, o tejadilho de correr move-se mais lentamente, mas em funcionamento automático, até à posição ”Fechado”.
Se no funcionamento de fecho for identificado um aprisionamento, ocorre uma interrupção do ciclo de fecho e o tejadilho de correr é recua um pouco.
- Fase 2:
Se o interruptor de comando for largado durante a fase 1 e no espaço de 1 segundo for novamente premido e mantido na posição de premido a fundo, o tejadilho de correr é fechado com a máxima força possível.
Nesta fase, a protecção antiaprisionamento não está activa!
Em função da codificação são possíveis as seguintes funções:
- Modo de pânico em 2 fases (como ilustrado)
- Modo de pânico apenas através da fase 2 (como na Série 5 E39)
- Nenhum modo de pânico disponível
Funções especiais
Inicialização
A inicialização do tejadilho de correr/deflector é constituída pelos seguintes processos:
- A padronização, na qual o módulo SHD regista e memoriza a posição final mecânica do tejadilho de correr na posição final ”Levantar”. Através desta posição final são calculadas pelo módulo as restantes posições finais.
- A memorização da curva característica, na qual o módulo SHD regista e memoriza o dispêndio de força necessário para mover o tejadilho de correr.
Processo
A inicialização deve ser executada como se segue:
- Premir o interruptor de comando na posição ”Levantar” e mantê-lo premido
- Após 15 segundos, o accionamento do SHD (tejadilho de correr/deflector) é activado no sentido ”Levantar” e move-se no sentido ”Levantar”. A posição final é memorizada no módulo.
- O accionamento pára durante 5 segundos na posição ”Levantar”, movendo-se em seguida no sentido ”Fechar”. Nessa ocasião, é memorizada a curva característica para ”Fechar a partir de levantar”.
- O accionamento move-se, a seguir, para a posição final ”Abrir”, volta para trás e move-se no sentido ”Fechar”. Nessa ocasião, é ”aprendida” a curva característica para ”Fechar”.
Durante todo o procedimento deve manter-se o interruptor premido. Se o interruptor for largado, é necessário repetir o procedimento.
Importante!
Para garantir um funcionamento correcto da protecção antiaprisionamento deve em qualquer caso ser efectuada uma reinicialização após qualquer tipo de reparação no tejadilho de correr/deflector!
Se o tejadilho de correr/deflector foi movido mecanicamente através do accionamento de emergência, é necessário efectuar novamente a padronização, isto é a memorização da posição final ”Levantar”.
Para o efeito, deve ser premida no interruptor de comando a posição ”Levantar”. Após 15 segundos, o accionamento move-se para a posição ”Levantar”. Quando a posição final tiver sido alcançada, pode soltar-se o interruptor.