Módulo de diagnóstico de fugas do depósito DMTL
O módulo de diagnóstico de fugas do depósito (DMTL) serve para a determinação de fugas no sistema de combustível. O controlo da estanquidade do sistema de combustível é exigida por lei no âmbito do diagnóstico On Board.
Descrição resumida dos componentes
O módulo de diagnóstico de fugas do depósito é constituído pelos seguintes componentes:
- Bomba eléctrica de palhetas celulares: Produção da sobrepressão necessária no depósito para o diagnóstico de fugas do depósito
- Válvula inversora: ajuste dos distintos regimes de funcionamento
- Caixa de módulo com fuga de referência integrada de 0,5 mm
- Aquecimento: aquecimento da bomba de palhetas celulares para a eliminação do condensado
O funcionamento do módulo de diagnóstico de fugas do depósito é comandado através da Electrónica Digital do Motor (DME).
Função do diagnóstico de fugas do depósito
A comprovação da estanquidade do sistema de combustível é efectuada regularmente depois de parar o motor. Nessa ocasião, decorrem os seguintes processos na fase de desactivação da DME:
- Situação inicial: durante o funcionamento normal do motor, a válvula inversora, no módulo de diagnóstico, encontra-se na denominada posição de regeneração. Os vapores de combustível são acumulados no filtro de carvão activo e são fornecidos ao motor em função da activação da válvula de ventilação do depósito de combustível (consultar também a ventilação do depósito de combustível).
- Comprovação das condições de arranque: Depois de desligar o motor são comprovadas as condições de arranque necessárias:
- motor desligado
- tensão da bateria entre 11,5 V e 14,5 V
- nenhum registo na memória de falhas na DME para o módulo de diagnóstico de fugas do depósito e para o sistema de ventilação do depósito de combustível
- Nível de enchimento do depósito superior a 10 % e inferior a 90 %
- Temperatura ambiente entre -7 °C e 35 °C
No caso de um resultado positivo é iniciado o diagnóstico de fugas do depósito através da medição de fuga de referência
- Medição de fuga de referência: Depois de desligar o motor, a válvula de ventilação do depósito de combustível está sempre fechada. A válvula inversora do módulo de diagnóstico permanece na posição de regeneração. A bomba eléctrica de palhetas celulares bombeia ar fresco do ambiente através de uma fuga de referência com um diâmetro de 0,5 mm. A corrente eléctrica da bomba necessária para o efeito é memorizada como valor de referência. Segue-se a verificação de fugas do depósito propriamente dita.
- Verificação de fugas do depósito: a válvula de ventilação do depósito de combustível continua fechada. A válvula inversora do módulo de diagnóstico é comutada para a posição Diagnóstico. A bomba de palhetas celulares bombeia ar fresco do ambiente para o depósito, fazendo aumentar lentamente a pressão interna no depósito. No início da verificação de fugas do depósito, a pressão interna no depósito corresponde à pressão atmosférica. A corrente eléctrica da bomba é por conseguinte baixa. Através do aumento da pressão interna no depósito aumenta a corrente eléctrica da bomba. A corrente eléctrica da bomba é avaliada através da DME.
- Avaliação da corrente eléctrica da bomba: A DME avalia o aumento da corrente eléctrica da bomba num intervalo de tempo definido. Se a corrente eléctrica da bomba exceder a corrente eléctrica de referência dentro desse intervalo, o sistema de combustível é avaliado como estando o.k. O diagnóstico de fugas do depósito é concluído. Se, pelo contrário, a corrente eléctrica da bomba não atingir a corrente eléctrica de referência, o sistema de combustível é avaliado como estando não o.k. Este diagnóstico permite a diferenciação entre:
- fuga grande / falta do tampão do depósito
- fuga pequena
- fuga mínima
Na memória de falhas da DME é registado o defeito relevante. Em seguida é concluído o diagnóstico de fugas do depósito.
- Fim do diagnóstico de fugas do depósito: a válvula inversora volta a ser comutada para a posição Regeneração. A fase de desactivação da DME está disponível para outras funções.
Esta função também pode ser despoletada activamente através do DIS-Tester. Nessa altura, decorrem os operações em cima descritas.
Diagnóstico dos componentes do módulo
Os componentes do módulo de diagnóstico de fugas do depósito são diagnosticados através da DME. Se durante o funcionamento do motor ocorrer uma perturbação relevante, é registado um defeito correspondente na memória de falhas da DME. Nessa ocasião, podem ser diagnosticados os seguintes defeitos:
- activação da válvula electromagnética
- excitação do motor da bomba
- erro do módulo
- activação do aquecimento do módulo de diagnóstico de fugas do depósito
O programa de diagnóstico oferece a possibilidade de iniciar o teste de sistema através do DIS-Tester. Adicionalmente podem verificar-se individualmente os componentes do sistema.