O aparelho de chaufagem independente (SH) faz parte da chaufagem e do sistema de ar condicionado. O SH permite uma disponibilização de potência calorífica na viatura, independente do motor. A unidade de comando está colocada directamente no aparelho de chaufagem. A comunicação na interligação da viatura é efectuada através de telegramas K-CAN, de acordo com KWP 2000. A SH (chaufagem independente assume a activação dos componentes, necessários para o funcionamento, que estão representados na descrição de componentes.
O funcionamento da unidade de comando do SH tem de estar assegurado através da aplicação da tensão de alimentação. No regime de funcionamento normal, a activação (ligar e desligar) é efectuada sempre através de um telegrama K-CAN. A unidade de comando é o componente central e, para além de comunicar com os componentes da chaufagem independente, comunica também com a DME/DDE, CAS, IHKA e instrumento combinado para, em conjunto, garantir um correcto modo de funcionamento da chaufagem independente. A unidade de comando inclui a unidade de comando, sonda térmica, protecção de sobreaquecimento, transmissor térmico e régua de ligações eléctricas. A unidade de comando é ventilada através do colector do ar de combustão do queimador, através de um tubo flexível do ar. A unidade de comando forma com o corpo do queimador um conjunto e não deve ser desarmada.
O corpo do queimador inclui a entrada e saída do líquido de refrigeração, bem como o bocal de saída dos gases de escape. O corpo do queimador aloja o elemento queimador e forma um conjunto com a unidade de comando.
O soprador do ar de combustão inclui o soprador do ar de combustão, a abertura para o tubo para combustível, bem como a abertura para o bocal de transferência de combustível. O soprador do ar de combustão transporta para o elemento queimador o ar necessário para a combustão.
No elemento queimador o combustível é distribuído no tubo de incandescência. No tubo de incandescência ocorre a combustão da mistura combustível-ar
Através da espiga de incandescência/controlador de chama, que se encontra no elemento queimador, é inflamada a mistura combustível/ar durante o arranque do aparelho de chaufagem. Após o processo de arranque, a espiga de incandescência/controlador de chama assume a função do controlador de chama. A espiga de incandescência/controlador de chama é uma resistência eléctrica. Se a espiga de incandescência/controlador de chama estiver activo, é efectuada ciclicamente uma monitorização estática da resistência da espiga de incandescência. -> Identificação de ruptura da espiral de incandescência.
A bomba de circulação está fixa no soprador do ar de combustão. A bomba de circulação garante um caudal de alimentação do líquido de refrigeração no circuito da viatura ou aparelho de chaufagem. A bomba é ligada através da unidade de comando e trabalha durante todo o tempo de funcionamento da chaufagem independente. A bomba de circulação ode ser substituída isoladamente em caso de reparação.
A bomba doseadora serve para alimentar o combustível a partir do depósito da viatura. A bomba doseadora pode ser substituída isoladamente em caso de reparação.
A válvula inversora comuta entre dois circuitos de água separados entre si. O circuito de refrigeração do motor e o circuito da chaufagem independente. A válvula inversora está posicionada, em repouso, para o circuito do líquido de refrigeração do motor. A válvula inversora pode ser substituída isoladamente em caso de reparação.
O aparelho da chaufagem independente/aquecimento suplementar é parte integrante do sistema integrado de chaufagem e ar condicionado automáticos IHKA. O IHKA comanda a chaufagem independente/aquecimento suplementar em todos os modos de funcionamento.
A Electrónica Digital do Motor/Electrónica Digital Diesel (DME/DDE) envia ciclicamente, todos os 200 mseg., a condição do motor, motor ligado ou desligado, que é avaliada pelo aparelho de chaufagem independente.
O sistema de acesso à viatura CAS envia ciclicamente, todos os 500 mseg., a condição do borne, p. ex. borne R, borne 15, que é avaliada pelo aparelho de chaufagem independente.
O módulo central de acesso (ZGM) interliga os canais de dados byteflight, K-CAN, PT-CAN e o canal de diagnóstico.
As funções da chaufagem independente são activadas através dos comandos por tecla no comando à distância. A execução da função propriamente dita é efectuada por sua vez através dos telegramas do IHKA ao aparelho de chaufagem independente/aquecimento suplementar.
Falta de interpretação
Ao identificar critérios, que exigem uma desactivação da chaufagem independente, deve aguardar-se antes de mais o comando IHKA DESLIGADO. O aparelho de chaufagem independente inicia por isso um temporizador codificável (valor por defeito, 10 segundos), dentro do qual deve chegar o sinal de DESLIGADO do IHKA. Caso não chegue, o aparelho da chaufagem independente desliga por si e envia o seu estado ”Desligado devido a modo de funcionamento não interpretável”. Este deve ser confirmado pelo IHKA, de modo a permitir um reiniciar.
Na chaufagem independente, com um período de activação pré-seleccionado, a temperatura exterior deve ser inferior a 16°C. Uma activação directa através do Control Display é possível a qualquer momento.
Condições de activação (cada um dos seguintes pontos deve estar satisfeito - condição ”E”)
Condições de desactivação (cada um dos seguintes pontos implica uma desactivação do processo da chaufagem independente ou evita a activação - condição ”OU”)
Não interpretáveis/critérios (cada um dos seguintes pontos implica uma desactivação do processo da chaufagem independente - condição ”OU”)
Bloqueio por sobreaquecimento
Perante uma falha da regulação da temperatura ou no caso de um sobreaquecimento parcial, p. ex. devido a uma falta de água, a protecção de sobreaquecimento desliga definitivamente o aparelho de chaufagem independente. Se o bloqueio de sobreaquecimento for activado, ocorre um registo na memória de falhas do aparelho de chaufagem independente.
Bloqueio do aparelho de chaufagem
O aparelho de chaufagem independente é bloqueado de modo permanente, caso tenham ocorrido de modo consecutivo três perturbações ou três defeitos relevantes para o funcionamento - ou seja, sem um funcionamento no entretanto regular. P. ex. se não for possível gerar por várias vezes uma chama, devido a falta de combustível. Nessa ocasião, o bloqueio do aparelho de chaufagem é activado, tendo como consequência um registo na memória de falhas do aparelho de chaufagem independente. Este defeito não é idêntico ao defeito do bloqueio por sobreaquecimento.
Bloqueio de interferência
O bloqueio de interferência ocorre quando é detectado um defeito durante o funcionamento e o aparelho de chaufagem independente apaga.
Reactivação
Variantes regionais
Não existem variantes regionais.
Variantes de codificação
O aparelho de chaufagem independente é codificado exclusivamente na fábrica. Distinguem-se aparelhos de chaufagem independente codificados para gasolina e Diesel. O aparelho de chaufagem independente não pode ser codificado na rede oficial de concessionários.