O sistema de navegação Japão serve para o planeamento do itinerário, informação do itinerário (congestionamento, informação de parques de estacionamento, etc.) e controlo do trajecto.
Navegação GPS (Global Positioning System): Uma navegação GPS permite uma determinação de um local com base nos sinais emitidos por satélites. Os sinais são recebidos pela antena GPS na viatura, processados no receptor GPS e enviados ao computador de navegação como valores de graus de longitude e latitude. O computador de navegação calcula a partir daqui a posição da viatura.
Uma navegação GPS livre de perturbações só é possível em caso de comunicação visual entre a antena GPS e (pelo menos dois) satélites GPS. Em garagens subterrâneas, túneis, etc. não funciona o GPS ou só com perturbação.
Computador de navegação com receptor GPS, disco rígido e sensor do girómetro: No disco rígido do computador de navegação encontram-se os dados do mapa (mapa 3D). O sistema de navegação relaciona a posição da viatura, calculada pelo GPS, com estes dados do mapa. A posição efectiva é indicada no monitor de bordo no mapa 3D ou 2D.
O condutor pode introduzir um destino. Para chegar a este destino, o computador de navegação calcula, a partir do local actual, um itinerário de acordo com critérios seleccionáveis (por auto-estrada, sem auto-estrada, etc.). O itinerário calculado é indicado na representação de itinerário.
Durante a marcha, o computador de navegação calcula a distância percorrida a partir do sinal DSC DFAVL (ligação directa do DSC e informação numa mensagem através do MOST).
O computador de navegação recebe a partir de um medidor de velocidade angular, denominado ”sensor do girómetro”, informações relativas aos movimentos giratórios da viatura (ao curvar, etc.). O sensor do girómetro encontra-se instalado na caixa do computador de navegação.
A antena GPS recebe os sinais de satélite. Os sinais são conduzidos ao computador de navegação. A antena GPS encontra-se instalada na antena de tejadilho.
O sensor de rotações da roda fornece sinais ao computador de navegação (DFAVL proveniente do DSC), a partir dos quais este calcula a distância percorrida.
No disco rígido estão memorizados todos os dados do mapa que o computador de navegação necessita para o planeamento do itinerário. É recomendável utilizar a respectiva versão actualizada, para poder tomar em consideração alterações no traçado das estradas.
Os sinais de imagem, através das linhas RGB, são encaminhados para o módulo de vídeo ou directamente para o CCC. Os sinais são então transmitidos para o CID.
O canal MOST serve para a transmissão de sinais audio (som), sinais de navegação.
Os dados VICS (congestionamentos, locais de acidentes, locais de obras, disponibilidade de parques de estacionamento, etc.) são recebidos pelo receptor VICS através da antena VICS e da antena FM e são transmitidos para o computador de navegação.
O Electronic Toll Collector (ETC) é uma unidade de comando para o pagamento de portagens. O ETC encontra-se instalado no retrovisor interior e está ligado ao sistema de navegação.