Módulo de segurança e de acesso
O módulo de segurança e de acesso converte os sinais e mensagens nos seguintes sistemas de canais:
- linha de diagnóstico série
- BYTEFLIGHT
- PT-CAN (Powertrain CAN)
- K-CAN (CAN da carroçaria)
A ligação entre o sistema de diagnóstico e a viatura é efectuada exclusivamente através do módulo de segurança e de acesso. O módulo de segurança e de acesso está conectado à ficha OBD (diagnóstico a bordo) através de uma linha série de cobre (= linha de diagnóstico). A cabeça de diagnóstico do sistema de diagnóstico BMW é ligada à ficha OBD. O canal de fibra óptica BYTEFLIGHT deve ser agregado ao sistema de segurança (p. ex. airbags). A aplicação do canal PT-CAN situa-se na área do motor e a do canal K-CAN na área da carroçaria.
Condição de chamada e de suspensão:
- O módulo de segurança e de acesso pode entrar em modo de suspensão (desligar a alimentação eléctrica interna), se
- a linha de chamada PT não estiver em ”high”
- não existirem quaisquer impulsos ópticos de chamada no canal BYTEFLIGHT
- não existir qualquer actividade no canal K-CAN
A disponibilidade de suspensão é estabelecida simultaneamente para todos os canais, se todos os participantes de todos os sistemas de canais ligados ao módulo de segurança e de acesso sinalizarem a disponibilidade para o efeito, se a linha de chamada PT não estiver em ”high” e se a linha de diagnóstico não for excitada externamente. Para um canal individual, no qual todos os participantes estejam disponíveis para suspensão, esta é impedida através do módulo de segurança e de acesso, desde que pelo menos um participante num outro canal não esteja disponível para suspensão.
- O módulo de segurança e de acesso é chamado (tensão activada internamente), se
- a linha de chamada PT estiver em ”high”
- um impulso de chamada for identificado opticamente no canal BYTEFLIGHT
- for recebida uma mensagem no canal K-CAN
- for activado um reset de tensão através do borne 30
O módulo de segurança e de acesso chama o canal K-CAN, o canal PT-CAN através da linha de chamada e o canal BYTEFLIGHT, se um dos canais for chamado.
Observação:
As unidades de comando no canal PT-CAN dispõem de uma linha de chamada independente. A chamada das unidades de comando no canal PT-CAN é efectuada através de um nível ”high” na linha de chamada (duração do impulso aprox. 500 mseg., nível mínimo 5V). Se a ignição estiver ligada (ou seja, borne 15 ligado), então existe uma tensão constante, entre 9V e 16V, na linha de chamada.
Teste de funcionamento do módulo de segurança e de acesso
O teste de funcionamento seguinte dá a informação, se o módulo de segurança e de acesso está a funcionar.
- Transferência PT-CAN para o K-CAN (requisito: motor a trabalhar): se a transferência estiver o.k., é indicado o número de rotações no instrumento combinado. (Caminho do sinal: Electrónica Digital do Motor - PT-CAN - módulo de segurança e de acesso - K-CAN - instrumento combinado).
- Transferência BYTEFLIGHT para o K-CAN (requisito: ignição ligada): Se a transferência estiver o.k., o limpa-vidros é activado ao accionar-se o interruptor dos limpa-vidros. (Caminho do sinal: comandos na coluna da direcção - BYTEFLIGHT- módulo de segurança e de acesso - K-CAN - módulo base da carroçaria (E60) ou módulo do limpa-vidros (E65).
Se o teste de funcionamento supracitado estiver o.k., então o módulo de segurança e de acesso está com grande probabilidade o.k.