Borne de segurança da bateria e monitorização do cabo da bateria (blindagem)

A linha da bateria possui uma blindagem condutora, que está isolada tanto em relação à carroçaria como também em relação à linha da bateria. A blindagem é constituída por uma malha metálica de baixa resistência óhmica. Em ambas as extremidades da blindagem, ou seja no borne de segurança da bateria no compartimento da mala e no ponto auxiliar do positivo da bateria no compartimento do motor, sai respectivamente um cabo de junção. Ambos os cabos de ligação estão conectados à unidade de comando de airbag.

Borne de segurança da bateria

O borne de segurança da bateria está instalado na linha do positivo do alternador, pouco antes do pólo positivo da bateria: A linha termina numa peça de encaixe cónica. Se durante a monitorização da linha da bateria for determinado um curto-circuito, então é disparado o borne de segurança da bateria. Desligam-se deste modo o alternador e a bomba do combustível.

Com isso fica também fora de serviço a linha de carga do motor de arranque. A viatura já não pode ser posta em funcionamento.

A linha do alternador interrompida pode ser provisoriamente unida, para um rearranque do motor. Neste caso deixa de existir a função de separação dos pólos da bateria, uma vez que a cápsula de ignição já foi disparada. Neste caso, a cápsula de ignição e a linha do alternador têm que ser substituídas.

Monitorização da linha da bateria (blindagem)

O potencial do cabo da bateria é determinado através de duas resistências de igual valor na entrada da unidade de comando de airbag. Se o cabo da bateria estiver o.k., é medida metade da tensão de alimentação (U_V = tensão da bateria). Em caso de defeito resultam diferentes valores de medição, que estão representados na tabela subsequente.

 

Valor de medição na resistência 1

Valor de medição na resistência 2

Estado

 

 

Linha da bateria: o.k.

aprox. U_V / 2

aprox. U_V / 2

Linha da bateria: interrupção

aprox. 0 V

aprox. U_V

Linha da bateria: curto-circuito à massa

aprox. 0 V

aprox. 0 V

Linha da bateria: curto-circuito ao positivo

aprox. U_V

aprox. U_V

Se ocorrer uma interrupção ou curto-circuito, então é memorizado na unidade de comando de airbag o correspondente registo na memória de falhas.

Observação:

A linha da bateria só é separada através do borne de segurança da bateria, em caso de curto-circuito. Se, por exemplo, o isolamento exterior do cabo da bateria estiver danificado, mas a blindagem não possuir nenhuma ligação à massa, pode ocorrer o seguinte caso:

A tensão pode diminuir lentamente devido a humidade (p. ex. chuva). Deste modo detecta-se um curto-circuito à massa, mas o borne de segurança da bateria não é disparado. No registo na memória de falhas da unidade de comando de airbag é registado o seguinte local de defeito: ”Cabo da bateria (monitorização da blindagem): valor de medição não plausível”. Para além disso, a luz de controlo do airbag é activada no instrumento combinado.

Indicação:

Todos os trabalhos no airbag só podem ser efectuados com os bornes da bateria separados! Conectar e desconectar a unidade de comando de airbag, sensores e geradores de gás só com os bornes da bateria separados! A unidade de comando de airbag contém dados específicos da viatura e deverá ser codificada antes da colocação em funcionamento!A remoção e montagem em outras viaturas é proibido!