Se o sistema de prevenção/segurança identificar um impacto de gravidade suficiente, os airbags são disparados.
Com equipamento máximo da viatura, estão instalados os seguintes airbags:
Um módulo do airbag é composto por cápsula de ignição, gerador e saco de ar (= airbag).
As cápsulas de ignição disparam os airbags.
As cápsulas de ignição são constituídas, por exemplo, por um casquilho de vidro e metal, através do qual são conduzidos dois pinos. Estes pinos estão ligados no interior do casquilho de vidro e metal por meio de um fio de resistência, que está envolvido por explosivo (carga primária).
As cápsulas de ignição recebem um impulso eléctrico das respectivas unidades de comando (satélites). O impulso eléctrico aquece o fio de resistência, no interior da cápsula de ignição. Este calor faz detonar o explosivo.
Existem dois tipos de geradores
Não é relevante para o funcionamento o tipo de gerador que faz disparar o airbag.
Existem dois tipos de airbags:
Os airbags que esvaziam de novo travam o movimento dos ocupantes e dão de si, após um determinado tempo.
Os airbags que se mantêm cheios apresentam uma função de protecção estática.
O airbag do condutor, no volante, ou o airbag do acompanhante no tablier, são disparados cada um com duas cápsulas de ignição respectivamente, em dois ”estágios”. São sempre disparados os dois estágios. Quanto mais rapidamente os dois disparos se seguirem um ao outro, mais depressa o airbag ser cheio.
Os airbags do tórax estão montados nas quartelas das portas e protegem os ocupantes contra lesões na zona do tronco no caso de uma colisão lateral. Os airbags do tórax esvaziam-se de novo relativamente depressa; desse modo é optimizada a sua função de amortecimento.
Através do airbag de cabeça evita-se que a cabeça tombe para o lado de fora. Daqui resultam menores forças sobre o pescoço e lesões na cabeça. Consegue-se, para além disso, uma melhor protecção contra estilhaços de vidro e objectos penetrantes no habitáculo. Conforme o equipamento e modelo da viatura, o airbag de cabeça encontra-se fixo
No cabrio não estão montados airbags de cabeça!
Por norma, realizar apenas trabalhos na bomba do combustível com a ignição desligada!
Todos os trabalhos nos airbags só devem ser realizados com a bateria separada dos bornes!
Estabelecer e separar a ligação de qualquer unidade de comando BYTEFLIGHT, sensores e geradores apenas com a bateria separada dos bornes!
Durante a reparação de uma fibra óptica no canal BYTEFLIGHT deverá ter-se em conta que apenas pode existir um ponto de separação numa fibra óptica. Caso já exista um ponto de separação por causa de uma ficha de porta, a fibra óptica não poderá ser reparada. Em caso de defeito é necessário substituir-se a fibra óptica!
Airbag dos joelhos: o airbag dos joelhos providencia, em caso de acidente, especialmente se o condutor ou acompanhante não tiverem o cinto de segurança colocado, um apoio para os joelhos. Por intermédio do apoio dos joelhos resulta um deslocamento controlado para a frente, que é amortecido pelo airbag do condutor ou do acompanhante.