O interruptor de selecção de velocidades (GWS) serve para seleccionar uma posição de marcha da caixa de velocidades automática em caso de modo Steptronic e programa desportivo. O GWS está posicionado na parte dianteira da consola central da viatura e está configurado como unidade de comando própria.
O GWS é constituído por uma geometria de função (carcaça) e por uma alavanca selectora com indicação de função integrada. A tecla Sport (tecla EDC) está integrada no GWS e pode ser substituído isoladamente.
Na indicação de função surge a posição de marcha respectivamente seleccionada, independentemente da posição da alavanca selectora.
A posição da alavanca selectora do GWS é determinada sem contacto através de sensores e transmitida para o comando da caixa de velocidades (EGS) através da PT-CAN. Por motivos de disponibilidade, estes sinais são transmitidos adicionalmente para o EGS através de um canal LIN.
A indicação de função na alavanca selectora está concebida como esquema de selecção e representa as posições P, R, N, D, M/S. A posição de marcha seleccionada é indicada neste esquema de selecção através de um LED. A indicação no esquema de selecção ocorre apenas quando o EGS tiver realizado o pedido do condutor e tiver reenviado este estado para o GWS através do canal.
Funcionalidade GWS
Para se seleccionar uma posição de marcha após o arranque do motor, deve empurrar-se/empurrar-se a fundo a alavanca selectora para trás ou para a frente. Empurrar levemente ou puxar a alavanca selectora significa sempre N ou nenhuma reacção.
Para se seleccionar a posição de marcha R, deve premir-se, para além do accionamento dos travões, a tecla de desbloqueio situada lateralmente na alavanca selectora (Unlock).
A posição P está protegida do esquema de selecção através do próprio botão na alavanca selectora. Se se premir a tecla P e se o EGS indicar que o sinal P está seleccionado, o LED verde na tecla P e o LED verde para a posição de arranque no esquema de selecção são activados pelo GWS.
O GWS é monoestável dentro do enfiamento automático e dentro do enfiamento do Steptronic, isto é, volta sempre de forma reactiva ao toque para a sua posição inicial.
A mudança de enfiamento está concebida de forma biestável. A mudança da posição D para o enfiamento manual M/S pode ser efectuado manualmente a qualquer momento. Não se pode efectuar nenhuma mudança de enfiamento a partir de outras posições.
Se se premir a tecla ou se a posição P for automaticamente seleccionada pelo desligar da ignição e se o GWS continuar a encontrar-se no enfiamento manual (M/S), ocorre a activação automática de um actuador que repõe a alavanca selectora para a posição monoestável do enfiamento automático.
O sentido do movimento da alavanca selectora para a frente no sentido R e para a esquerda no sentido M/S deve ser bloqueado de forma reactiva ao toque ou desbloqueado em função da posição inicial e do estado da tecla de desbloqueio (Unlock).
Os bloqueios tornam-se apenas activos com o borne 15 e estão desactivados em estado de repouso.
Função de memorização da mudança do sentido de marcha
Pedido do condutor de mudança de D para R ou de R para D
Função de memorização do travão de ”parque”
Pedido do condutor P
Fase de paragem N
Se, em caso de v ≤ 2 km/h e de motor desligado, a posição N for seleccionada e o transmissor de identificação introduzido, a fase de paragem N inicia-se durante 30 min. Durante esta informação enviada pelo EGS, a indicação mantém-se ligada e a posição N está acesa. No fim da fase de paragem, a indicação pisca e o EGS selecciona a posição P após 10 s. (Auto P). Se se mover a alavanca selectora do GWS durante a fase de paragem N, os 30 min. da fase de paragem N recomeçam.