Sinais na mensagem inválidos
Na interligação de rede das unidades de comando, são transmitidas, através do canal, informações importantes para o funcionamento da unidade de comando:
- Erros de mensagem
são memorizados, se a comunicação através do canal (p. ex.: canal CAN) estiver perturbada (p. ex.: Timeout).
- Erros de sinal
são memorizados, se, por regra, a comunicação através do canal CAN estiver o.k., mas a unidade de comando transmissora não consegue enviar nenhum valor válido, enviando, por isso, um valor de substituição (valor por defeito).
Exemplo:
O DSC só pode enviar um sinal de velocidade válido para um sensor de rotações da roda, se este estiver o.k.. Se o sensor de rotações da roda não estiver o.k., então o DSC envia um valor de substituição definido (valor por defeito). A unidade de comando receptora (p. ex.: Electrónica Digital Diesel) identifica, com base no valor de substituição, que a comunicação de canal está o.k.. No entanto, a função da electrónica Diesel está eventualmente restringida e, por essa razão, é memorizado um erro de sinal na electrónica Diesel.
Se forem identificados erros de sinal, atribui-se a estes a unidade de comando causadora. Deve prosseguir-se com a localização de defeitos na unidade de comando emissora.
Sinal de velocidade inválido
O sinal de velocidade transmitido através do canal CAN é monitorizado pela unidade de comando DDE quanto à sua validade e valor. Em caso de defeito no sinal de velocidade, deve prosseguir-se a localização de defeitos na unidade de comando emissora.