Módulo do reboque
Módulo do reboque
A descrição de funcionamento descreve o módulo do reboque para as seguintes viaturas:
- E81, E87, E90, E91, E92, E93 (BMW Série 1, Série 3)
- E60, E61, E63, E64 (BMW Série 5, Série 6)
- E65, E66, E67, E68 (BMW Série 7)
- E70 (BMW X5)
- R56 (MINI)
O módulo do reboque é uma unidade de comando secundária do módulo da zona dos pés (R55, E70) ou módulo de comutação das luzes. Actualmente são montados dois módulos do reboque diferentes. O AHM3 é a versão até agora utilizada. O AHM3+ é a versão aperfeiçoada, que no essencial se distingue do AHM3 pelas seguintes características:
- 2 linhas e fusíveis para a alimentação eléctrica, para que possa ser disponibilizada mais potência eléctrica para as luzes do reboque.
- Gancho esférico de reboque móvel com monitorização eléctrica do bloqueio do gancho esférico através da unidade de comando para o bloqueio do reboque. Mensagem de estado ao módulo do reboque.
- Memorização dos defeitos identificados pela unidade de comando para o bloqueio do reboque.
O módulo do reboque separa os circuitos de carga do reboque dos circuitos eléctricos da viatura rebocadora. Para além disso, a unidade de comando para o bloqueio do reboque participa ao módulo do reboque o estado do gancho esférico móvel.
O AHM3+ será montado no E70 e no R55 a partir do início da produção. O AHM3+ será montado a partir de 09/ 06 em todos os outros modelos acima mencionados.
Observar as seguintes diferenças relativas à montagem e funcionamento do módulo do reboque assim como do acoplamento de reboque:
- MINI
Na versão R56, o módulo do reboque será montado como extra. O módulo do reboque fornece a energia eléctrica para o porta-bicicletas traseiro, proposto como extra. O acoplamento de reboque não será proposto para o R56.
- BMW
O módulo do reboque será montado, se a viatura estiver equipada com um acoplamento de reboque. Este pode ser montado fixo ou amovível. Para além disso, também é possível a montagem de um gancho esférico de reboque parcialmente eléctrico ou completamente eléctrico e móvel.
Descrição resumida do componente
Para além de um microprocessador, o módulo do reboque é constituído, no essencial, por interruptores de potência ”sense FET” à prova de sobrecarga para os circuitos eléctricos do reboque.
Uma monitorização dos circuitos eléctricos quanto a sobrecarga eléctrica ou interrupção torna-se possível através das saídas ”sense” dos interruptores de potência. Os interruptores de potência serão comandados através de mensagens CAN.
Para além disso, está implementada uma entrada para uma activação directa da luz de travão através do circuito eléctrico da luz de travão da viatura rebocadora (ligação por condutores físicos). Esta função de emergência assegura o funcionamento da luz de travão em caso de falha do canal CAN. A função idêntica também está integrada para a luz de presença traseira do reboque.
As seguintes unidades de comando participam nas funções do módulo do reboque:
- Módulo do reboque AHM
O módulo do reboque comanda e monitoriza os circuitos de carga do reboque. Para além disso, separa os circuitos de carga do reboque da rede de bordo da viatura rebocadora. O módulo do reboque cria as mensagens do Check-Control no caso de erros do sistema.
- Unidade de comando para o desbloqueio do gancho de reboque
A unidade de comando está ligada à rede de bordo através de uma ficha de 16 pinos. A unidade de comando não possui nenhuma interligação directa ao sistema de canais. O desbloqueio do gancho de reboque é iniciado através de um interruptor de botão na mala. A unidade de comando está montada no porta-equipamentos na mala. A unidade de comando não é nem programável nem executa autodiagnósticos.
- CAS: sistema de acesso à viatura
A unidade de comando CAS fornece o sinal para o borne 15. Este sinal é monitorizado pelo módulo do reboque e pela unidade de comando do desbloqueio do gancho de reboque.
- JBE: electrónica da caixa de junções
A caixa de junções fornece tensão ao módulo do reboque (borne 30g). O desbloqueio do gancho de reboque também recebe tensão da caixa de junções.
O módulo do reboque detecta sobretensão e subtensão na rede de bordo. Se estas se encontram fora da faixa válida de 9 a 15 V, as funções não relevantes em termos de segurança serão desactivadas. Assim, o desbloqueio do gancho de reboque, p. ex., não pode ser desactivado em caso de subtensão ou sobretensão.
A imagem mostra o E90
Índice
|
Explicação
|
Índice
|
Explicação
|
1
|
Porta-equipamentos
|
2
|
Controlo da distância de estacionamento (PDC)
|
3
|
Unidade de comando para acesso conforto
|
4
|
Unidade de comando para desbloqueio do gancho de reboque
|
5
|
Módulo do reboque
|
|
|
Funções do sistema
Estão descritas as seguintes funções do sistema para o módulo do reboque:
- Luzes do reboque
- Reconhecimento do reboque
- Desbloqueio do gancho de reboque
Luzes do reboque
As luzes do reboque realizam as seguintes funções:
- Luz de travão
- Luz de presença
- piscar, piscar de emergência, piscar de emergência devido ao alarme de impacto, piscar devido ao alarme DWA
- Luz de nevoeiro traseira
- Luz de marcha-atrás
O módulo do reboque activa cada um dos circuitos eléctricos das lâmpadas do reboque. As funções implementadas para as luzes do reboque serão descritas a seguir.
- Luz de travão
A luz de travão no reboque acende-se, quando se acciona o travão de pé na viatura rebocadora.
- Luz de presença
A luz de presença no reboque activa-se, quando o interruptor das luzes na viatura rebocadora estiver na posição de luz de presença ou luz de médios. Para além disso, com o comando automático da luz de médios activado, a luz de presença do reboque acende-se em função da luminosidade.
- Piscar, piscar de emergência, piscar de emergência devido ao alarme de impacto, piscar devido ao alarme DWA
Para indicação da mudança de direcção existem duas funções dos piscas que são executadas pelo módulo do reboque.
- Piscar por toque: quando se toca brevemente no interruptor da luz dos máximos/mudança de direcção, as luzes intermitentes são então activadas por breves instantes, sendo o número de impulsos dependente da codificação da viatura rebocadora. O piscar por toque pode, p. ex., ser utilizado ao efectuar-se uma mudança de faixa.
- Piscar contínuo: quando o interruptor da luz dos máximos/mudança de direcção é ”premido a fundo” para além do ponto de contacto, as luzes intermitentes são então activadas com a função ”Piscar contínuo”. Piscar contínuo serve para a indicação da mudança de direcção, p. ex., antes de se mudar de direcção.
A frequência de intermitência é ajustada pelo módulo do reboque à frequência de intermitência da viatura rebocadora. No inicio de cada período de intermitência são enviadas mensagens CAN cíclicas. Estas servem para a sincronização da frequência de intermitência entre a viatura rebocadora e o reboque. Quando uma luz intermitente na viatura ou no reboque estiver defeituosa, a frequência de intermitência é então duplicada (piscar devido a defeito).
O módulo do reboque realiza ainda as seguintes versões de piscar das luzes do reboque:
- Piscar de emergência: o condutor liga o piscar de emergência com o interruptor das luzes de emergência. No caso do piscar de emergência, o reboque pisca em sincronia com a viatura rebocadora.
- Piscar de emergência devido a impacto: quando o sistema ISIS reconhece uma impacto, o piscar de emergência é então ligado (em função da codificação). O piscar de emergência pode voltar a ser desligado com o interruptor das luzes de emergência. No caso do piscar de emergência devido a impacto, o reboque pisca em sincronia com a viatura rebocadora.
- Piscar de emergência devido ao alarme DWA: o interruptor das luzes de emergência na viatura rebocadora não pisca. No caso do piscar de emergência devido ao alarme DWA, o reboque pisca em sincronia com a viatura rebocadora. No entanto, o reboque não emite nenhum piscar de confirmação ao ser activado/armado o sistema de alarme anti-roubo.
- Luz de nevoeiro traseira:A luz de nevoeiro traseira é ligada, quando, com
- o borne 15 LIGADO e
- o interruptor das luzes da viatura rebocadora na posição de luz de médios,
- a luz de nevoeiro traseira for activada através do interruptor.
Ou, quando, com
- o borne 15 LIGADO e
- o interruptor das luzes da viatura rebocadora na posição de luz de presença e
- a luz de nevoeiro activada,
- a luz de nevoeiro traseira for activada através do interruptor.
A luz de nevoeiro traseira volta a ser desligada, quando
- a luz de nevoeiro traseira for desactivada através do interruptor,
- o borne 15 estiver DESLIGADO, ou
- o interruptor das luzes estiver DESLIGADO.
- Luz de marcha-atrás:
a luz de marcha-atrás é ligada, quando na viatura rebocadora estiver engrenada a marcha-atrás e o borne 15 estiver LIGADO. As luzes de marcha-atrás são ligadas com um atraso de fracção de segundo, de modo a evitar um relampejar durante a mudança de velocidade.
Reconhecimento do reboque
O módulo do reboque reconhece um reboque como conectado, quando nas saídas da iluminação forem reconhecidas pelo menos duas cargas (medição a frio). O módulo do reboque participa então o estado ”Reboque conectado”. Esta mensagem de estado é convertida em várias unidades de comando na viatura rebocadora. O controlo da distância de estacionamento atrás, p. ex., será então desactivada. Para além disso, será desactivada a luz de marcha-atrás e a luz de nevoeiro traseira da viatura rebocadora, de modo a impedir um encandeamento do condutor.
Desbloqueio do gancho de reboque
O desbloqueio eléctrico do gancho de reboque é parte integrada do opcional Acoplamento de reboque com gancho esférico móvel. Este opcional será proposto para o E70 e o E90, 91, 92, 93. O desbloqueio do gancho de reboque é operado através de uma tecla na mala.
A imagem mostra o E90
Índice
|
Explicação
|
Índice
|
Explicação
|
1
|
Revestimento do compartimento da mala
|
2
|
Luz de controlo (díodo emissor de luz vermelho e verde)
|
3
|
Tecla para desbloqueio do gancho de reboque
|
|
|
Na tecla encontra-se um díodo emissor de luz bicolor para a luz de controlo. São possíveis as seguintes sinalizações:
- O díodo emissor de luz está verde:
o acoplamento de reboque está em posição final bloqueado.
- O díodo emissor de luz pisca lentamente a vermelho (2 Hz):
o acoplamento de reboque não está em posição final bloqueado.
- O díodo emissor de luz pisca rapidamente a vermelho (4 Hz):
- O accionamento foi activado durante mais de 4 segundos.
- Não foi alcançada a corrente necessária para o accionamento efectuar o desbloqueio (12 A).
O accionamento para o desbloqueio do gancho de reboque está montado na unidade de desbloqueio. O gancho esférico de reboque só pode ser desbloqueado, quando estiverem satisfeitas as seguintes condições:
- Borne 15 DESLIGADO
- Tampa da mala aberta
O acoplamento de reboque pode ser desbloqueado a partir de borne 30g LIGADO. Para que se possa desbloquear, devem existir as seguintes condições de sinal:
- Borne 30g: sinal ”high”
- Tecla para desbloqueio do gancho de reboque: sinal ”low”
- Borne 15: sinal ”low”
- Interruptor de contacto da tampa da mala: sinal ”low”
- Microinterruptor accionamento desbloqueio do gancho de reboque, saída 1: sinal ”low”
- Microinterruptor accionamento desbloqueio do gancho de reboque, saída 2: sinal ”high”
Após a verificação bem sucedida das condições de sinal, é activado o motor de corrente contínua para o acoplamento de reboque. Enquanto o gancho esférico de reboque não estiver engatado numa posição final, será emitido um som de aviso. Para além disso, é indicada uma mensagem do Check-Control.
A imagem mostra o E90
Índice
|
Explicação
|
Índice
|
Explicação
|
1
|
Gancho esférico de reboque aberto
|
2
|
Posição intermédia desbloqueada
|
3
|
Gancho esférico de reboque em posição
|
4
|
Accionamento para desbloqueio do gancho de reboque
|
O accionamento para o desbloqueio do gancho de reboque é constituído por um motor de corrente contínua e uma engrenagem redutora. Na unidade de desbloqueio estão integrados os seguintes componentes:
- microinterruptor com corrediça e mola de compressão
- polia de accionamento para o microinterruptor
- Polia de accionamento para o braço de desbloqueio
- Braço de desbloqueio
A imagem mostra o E90
Índice
|
Explicação
|
Índice
|
Explicação
|
1
|
Mola de compressão
|
2
|
Microinterruptor
|
3
|
Polia de accionamento para a corrediça
|
4
|
Veio de accionamento
|
5
|
Braço de desbloqueio
|
6
|
Polia de accionamento para o braço de desbloqueio
|
7
|
Corrediça
|
8
|
Engrenagem redutora
|
9
|
Motor de corrente contínua
|
|
|
Indicações para o Serviço
São dadas as seguintes indicações para o serviço do módulo do reboque:
Indicações gerais
Se a alimentação eléctrica for interrompida durante a operação do desbloqueio do gancho de reboque, poderão perder-se então diversas condições de sinal.
Quando a alimentação eléctrica tiver regressado, deverá premir-se durante 5 segundos a tecla para o desbloqueio do gancho de reboque. Isto faz com que o accionamento seja ligado (accionamento de emergência).
Quando a alimentação eléctrica está interrompida, não será possível destrancar o acoplamento de reboque.
Indicações de diagnóstico
O módulo do reboque reconhece os seguintes defeitos:
- erros da soma de verificação das várias memórias e reposição do ”watchdog”
- defeitos dos controladores da CAN
- defeitos de linha da interface da CAN e da entrada da luz de travão
- defeitos de linha de todas as saídas em curto-circuito ou interrupção
- subtensão/ sobretensão e implausibilidade da tensão das unidades de comando em comparação com a tensão da rede de bordo
- implausibilidade de uma mensagem CAN ”Travões” em oposição à entrada da luz de travão (ligada por condutores físicos) na unidade de comando
- implausibilidade dos valores ”sense” das saídas da iluminação da unidade de comando
O módulo do reboque reconhece um defeito no desbloqueio do gancho de reboque por da falta do sinal ”Alive”. É emitida uma mensagem do Check-Control.
Para além disso, será emitida uma mensagem do Check-Control, quando, com borne 15 LIGADO, o gancho esférico de reboque não estiver bloqueado.
Defeitos nas saídas das luzes do módulo do reboque serão emitidos como mensagem do Check-Control.
O accionamento do desbloqueio do gancho de reboque pode ser substituído à parte.
Indicações sobre a codificação/programação
Codificação
Depois da instalação de um módulo do reboque, deve recodificar-se a unidade de comando. Não deixar de observar as diferentes versões nacionais.
Reserva-se o direito a erros de impressão, lapsos e alterações técnicas.