Alimentação de combustível MSS65

Descrição do funcionamento, consultar Técnica SAV BMW:

TIS -> Documento -> Técnica SI -> Introduzir número SBT

Número SBT:

Quadro de funções

A alimentação de combustível orientada pelo consumo com pressão variável no sistema é assumida por 2 bombas de combustível ligadas em paralelo. A DME envia, conforme a necessidade, um sinal PWM com diferentes relações de impulsos para o estágio final da bomba do combustível. Em função da relação de impulsos, o estágio final da bomba do combustível activa uma ou ambas as bombas do combustível.

A primeira bomba do combustível cobre o consumo de combustível até aprox. 60 % do consumo máximo. A bomba do combustível é accionada controlada por pressão. A DME comanda a bomba com uma relação de impulsos variável, através do estágio final da bomba do combustível.

Em caso de consumos mais elevados (a partir de aprox. 5000 rpm a plena carga), a primeira bomba é activada com 100 % e a segunda bomba é interligada com 100 %. A partir de uma relação de impulsos de 98 %, o estágio final da bomba do combustível reconhece que a segunda bomba deve ser activada. Neste caso, a pressão do combustível no depósito é limitada para 6,0 bar através do regulador de pressão mecânico.

O sinal de comando da DME para o estágio final da bomba do combustível é um sinal rectangular com uma frequência de aprox. 500 Hz.

O sinal de comando do estágio final da bomba do combustível para as bombas do combustível é um sinal rectangular com uma frequência de aprox. 5 kHz.

Para poder operar a primeira bomba do combustível controlada por pressão, na alimentação do combustível utiliza-se um sensor de pressão de combustível.

Indicação de diagnóstico

Se forem detectados defeitos na alimentação de combustível, as bombas do combustível são operadas em regime de emergência, ou seja, as duas bombas são accionadas a 100 %.

Atenção! Se a DME activar completamente o estágio final da bomba do combustível, apesar da activação com 100 %, são visíveis flancos no sinal. Isso é necessário para que a linha de comando possa ser diagnosticada.

O sistema de combustível é estanque, ou seja, a pressão mantém-se depois de se desligar o motor. Nessa ocasião, após uma hora, deve ser mantido no mínimo 1 bar.