Do equipamento de série fazem parte dois comandos à distância com chave de emergência integrada. Os comandos à distância são a autorização de acesso e de marcha para a viatura. Nos comandos à distância está integrada a função de transreceptor para o EWS (imobilizador electrónico).
A unidade de comando do sistema de acesso à viatura (CAS) inclui as funções do comando à distância via sinal de rádio, botão de arranque da ignição, comando dos bornes e imobilizador. O sistema de acesso à viatura é o módulo de acesso entre os canais de dados do SISTEMA K-CAN e da PERIFERIA K-CAN.
Os sinais enviados pelos comandos à distância são recebidos e desmodulados pelo amplificador para antena. Após uma preparação do sinal, os dados são retransmitidos para a unidade de comando do sistema de acesso à viatura (CAS), para uma avaliação.
Podem ser utilizados até 4 comandos à distância.
Nos comandos à distância estão integradas as seguintes teclas:
Cada um dos dois comandos à distância contém uma chave mecânica de inserção.
Um acumulador integrado fornece a alimentação eléctrica para o comando à distância via sinal de rádio. O acumulador é carregado quando o comando à distância está engatado no canhão de ignição. O carregamento é efectuado através de um interface de 125 kHz no canhão de ignição. A tensão do acumulador é monitorizada de modo independente pela chave de comando à distância via rádio e transmitida ao módulo central de acesso através do canal de dados da PERIFERIA K-CAN.
A chave de emergência é uma chave mecânica e está inserida no corpo do comando à distância. A chave de emergência também não contém nenhuma função de transreceptor para o EWS.
A chave de emergência serve apenas para o destrancar e trancar manual das fechaduras das portas, p.ex. em caso de falha do sistema de fecho central. O canhão de fecho na porta e tampa da mala, assim como o porta-objectos com chave, podem ser destrancados e trancados.
Do âmbito de fornecimento faz parte ainda parte uma chave sobresselente com adaptador de canhão de ignição. A chave sobresselente é constituída por um palhetão mecânico da chave, assim como um transreceptor integrado e é nitidamente mais pequena que os comandos à distância.
A chave sobresselente contém as mesmas funcionalidades que um comando à distância:
Para poder introduzir e travar a chave sobresselente estreita e plana no canhão de ignição é necessário um adaptador. O adaptador pode, no entanto, ser guardada na viatura, já que só é necessário para o processo de arranque.
As funções do comando à distância do sistema de fecho central são activadas através do comando por tecla na chave com comando à distância ou no transmissor dos dados de identificação (ID). Caso se encontre uma chave com comando à distância no interruptor de arranque e ignição (ZAS) e se o transreceptor for identificado pelo sistema de acesso à viatura (CAS), são impedidos através da unidade de comando CAS por cada chave todos os comandos dados pelo comando à distância.
Se for identificado o comando Bloquear de modo central pela unidade de comando CAS, o módulo de comando do sistema de fecho central executa esta função. A luz interior é imediatamente desligada.
Caso se accione novamente esta tecla no intervalo de 10 seg., são desactivados os âmbitos DWA, alarme de inclinação e protecção do espaço interior. O fecho conforto dos levanta vidros é uma excepção.
Um accionamento da tecla destrancar origina, com a viatura trancada, um destrancamento da viatura, desde que o sistema de acesso à viatura não esteja codificado para destrancar selectivo. A luz interior é activada através do módulo de potência.
Se estiver codificado um destrancar selectivo, a porta do condutor só é destrancada no accionamento de tecla. O accionamento subsequente da tecla destranca a viatura completa. Em cada accionamento da tecla é activada a luz interior.
Dependente da codificação, os vidros e o tejadilho de correr podem ser abertos perante uma pressão de tecla.
Se a tecla Abrir tampa da mala for premida mais de 0,5 seg. segue-se um destrancar da tampa da mala. Nas viaturas com sistema de elevação da tampa da mala é executado, em função do último estado, o comando inverso com a duração do accionamento. Uma tampa da mala aberta é fechada, uma tampa da mala fechada é aberta.
O tempo de atraso entre o accionamento e a reacção da tampa da mala é codificável.
Conforme a versão nacional, a tecla para a luz interior/alarme do modo de pânico tem a função
Na função de alarme do modo de pânico, um accionamento de tecla superior a 3 seg. origina um disparo do alarme DWA. O alarme do modo de pânico é interrompido, accionando uma tecla qualquer na chave de comando à distância via rádio. Desse modo, é desactivado por enquanto o alarme do modo de pânico. Só um segundo accionamento da tecla é que executa a função propriamente dita.
Na função luz interior, em cada accionamento de tecla, é ligada a luz interior através do módulo de potência.
Desactivação de comandos à distância
Em caso de perda de um comando à distância, este pode ser desactivado através do interface de diagnóstico.
Para a identificação do comando à distância extraviado, todos os comandos à distância ainda existentes devem ser lidos através do sistema de acesso à viatura CAS. A partir dos códigos de chave existentes pode descobrir-se qual o comando à distância que falta.
Com o serviço de diagnóstico ”desactivar/autorizar a chave” pode desactivar-se o comando à distância seleccionado.
Quando o comando à distância voltar a ser encontrado, este pode voltar a ser autorizado do mesmo modo.
Regime de emergência
Em caso de falha do sistema de fecho central pode destrancar e trancar-se manualmente com a chave de emergência. (Canhão de fecho na porta e tampa da mala, assim como o porta-objectos com chave)