Controlo electrónico dos amortecedores K

O sistema EDC-K (K está por ”de modo contínuo”) regista o estado da via, carga da viatura e a dinâmica de marcha. A lógica da unidade de comando adapta a estas circunstâncias a força de amortecimento dos amortecedores de oscilações. Ao contrário dos sistemas anteriores, a força de amortecimento varia progressivamente. Além disso o condutor tem a possibilidade de seleccionar uma posição conforto ou duas posições desportivas. No E60/M5, o ajuste é efectuado pelo condutor através dos comandos na consola central ou em conjunto com o programa M-Drive através do volante multifunções.

Descrição resumida do componente

Unidade de comando

As funções da unidade de comando são executadas por microprocessadores. A unidade de comando é alimentada através dum relé de compensação, com protecção integrada de troca de polaridade da rede de bordo da viatura (borne 30). Com voltagens inferiores a 9 Volts, o sistema EDC-K desliga. A unidade de comando encontra-se no porta-equipamentos, atrás do porta-luvas.

Sensores de aceleração

O sistema EDC-K dispõe de três sensores de aceleração vertical. Os sensores estão localizados na torre direita e esquerda dos amortecedores à frente, e na torre do trem traseiro à direita. Estes sensores medem a aceleração vertical da carroçaria da viatura. Os sensores de aceleração são alimentados com 5 Volt.

Sensor de guinada

A partir das informações do sensor de guinada, é calculada a velocidade angular de guinada. O sensor de guinada encontra-se na unidade de comutação na coluna da direcção.

Amortecedores de oscilações reguláveis progressivos

Nos trens dianteiro e traseiro, são instalados amortecedores a gás de dois tubos. Os amortecedores aplicados no sistema EDC são designados como amortecedores de campo característico. Nestes amortecedores não há quaisquer níveis fixos de força de amortecimento. Em cada amortecedor está integrada no êmbolo uma válvula proporcional regulável. Esta válvula é percorrida alternadamente ao efectuar a compressão e descompressão elástica. Através duma válvula de regulação, é gerada uma queda de pressão entre o lado inferior e superior do êmbolo. Esta queda de pressão origina uma alteração de forças na biela do êmbolo. A alimentação eléctrica das válvulas de regulação está limitada a 2 A. Além da válvula de regulação, está integrada no amortecedor uma válvula de fundo. A sua tarefa é a realização duma curva característica de níveis de pressão mínima.

Interface CAN

O valor do ângulo de viragem é processado pela unidade de comutação na coluna da direcção (SZL) e depositado no canal CAN, numa mensagem própria. Os dois sinais das rotações das rodas dianteiros esquerdo e direito são transmitidos pela unidade de comando DSC ao canal CAN. A unidade de comando EDC-K recebe também sinais analógicos, que são enviados directamente pela unidade de comando DSC à unidade de comando EDC.

Selecção de programas

O condutor tem a possibilidade de seleccionar entre um programa conforto /desportivo / ou desportivo alargado. Os programas podem ser seleccionados através da tecla EDC nos comandos na consola central ou como pré-configurado, em conjunto com o programa M-Drive, através do volante multifunções. Na configuração ”Programa desportivo”, e ”Programa desportivo alargado”, o amortecimento da carroçaria é mais duro, na configuração ”Conforto” é mais macio.

Funções principais

Função do sistema EDC-K

O sistema EDC-K é um sistema de amortecimento ajustável, comandado por microprocessador. O sistema EDC-K é constituído por componentes mecânicos, hidráulicos e electrónicos. Através de sensores, são registadas a dinâmica de marcha e a condição da faixa de rodagem. A unidade de comando activa os amortecedores em função destas medidas. As oscilações da carroçaria da viatura e das rodas são amortecidas de acordo com as exigências. Adicionalmente o condutor pode seleccionar entre programa conforto ou desportivo. Após um arranque do motor, a EDC-K está sempre em programa conforto. Com a viatura parada, os amortecedores não têm corrente, sendo abastecidos com corrente a partir de aprox. 5 km/h.

Em caso de defeito, o sistema desliga autonomamente, e as válvulas do amortecedor ficam então em repouso. A suspensão pode neste caso actuar com amortecimento muito duro, mas a viatura mantém a segurança de condução. Como perturbações do sistema são reconhecidos defeitos das válvulas, dos sensores, do circuito eléctrico e da unidade de comando. Um defeito uma vez identificado mantém-se registado para o resto da deslocação. O registo dum erro do sensor conduz à activação dos estágios finais da válvula com corrente fixa (força de amortecimento médio) ou à completa desactivação do sistema (força de amortecimento muito alta).

O sistema EDC-K pode dividir-se funcionalmente em 3 blocos:

- unidade de comando

- sistema de sensores e possibilidade de selecção de programa

- 4 amortecedores de oscilações progressivos ajustáveis electronicamente

Funções especiais

Offset do sensor de guinada

Após desmontagem/montagem do sensor de guinada, tem que ser efectuado um offset do ângulo de viragem com DIS ou MoDiC. Para isso o volante é levado à posição a direito.