Sistema Comfort Access

O sistema Comfort Access é composto pelas funções parciais

Comfort Entry

A função parcial Comfort Entry permite o acesso confortável à viatura através

Comfort Go

A função parcial Comfort Go permite o arranque confortável da viatura sem que seja necessário inserir o comando à distância no canhão de ignição.

Comfort Exit

A função parcial Comfort Exit permite o trancamento confortável da viatura.

Trabalhos no Comfort Access

Após efectuar trabalhos no Comfort Access, particularmente nos manípulos das portas, pode ser necessário repor o sistema de acesso à viatura CAS. Para o efeito, estão previstos os dois métodos seguintes:

  1. por meio de função especial: Funções especiais -> Accionamento -> CAS -> Reposição CAS
  2. Por meio da função das unidades de comando, sob CAS

Indicação

Ao repor o CAS, a iluminação do botão de arranque/paragem é desligada por instantes.

Descrição resumida do componente

Unidade de comando Comfort Access

A unidade de comando Comfort Access está instalada atrás da cobertura direita, no compartimento da mala. A unidade de comando Comfort Access inclui os seguintes sistemas:

Na unidade de comando Comfort Access encontram-se as memórias de falhas para os módulos das portas.

Unidade de comando do sistema de acesso à viatura

A unidade de comando do sistema de acesso à viatura inclui as seguintes funcionalidades para o sistema Passiv Access:

Na unidade de comando do sistema de acesso à viatura encontram-se as memórias de falhas para os transmissores de identificação.

Módulo da porta do Comfort Access

Os módulos da porta do sistema Comfort Access são compostos pelo sistema electrónico do manípulo exterior da porta (TAGE) e pelo manípulo exterior da porta (TAG). Em cada manípulo exterior da porta estão integrados os seguintes elementos:

No sistema electrónico do manípulo exterior da porta está integrado:

Antenas emissoras indutivas

A partir da unidade de comando Comfort Access são comandadas as seguintes 8 antenas emissoras:

Contando com as 4 antenas nas portas, dentro e fora da viatura encontram-se ao todo 12 antenas.

Canal de dados do K-CAN SYSTEM

O canal de dados do K-CAN SYSTEM é o canal de comunicação de dados entre o instrumento combinado e as unidades de comando na zona da suspensão, transmissão e carroçaria. A troca de informações é efectuada por meio de telegramas de dados.

Subcanal Comfort Access (K-TAGE)

O canal K-TAGE une os seguintes componentes do sistema de acesso e de legitimação de marcha:

transmissor de identificação

Os transmissores de identificação possuem, além das funções normais do comando à distância via sinal de rádio, um radioreceptor. O radioreceptor permite obter uma resposta do transmissor de identificação a um sinal via rádio das antenas emissoras da viatura.

Funções principais

Os processos Comfort Entry e Comfort Go só se iniciam a uma velocidade da viatura = 0.

Comfort Entry (destrancamento das portas)

Através do accionamento de um manípulo exterior da porta (TAG) e ao premir o interruptor exterior do compartimento da mala, é solicitada uma legitimação dos transmissores de identificação pertencentes à viatura. A solicitação é enviada através da respectiva antena emissora no TAG correspondente ou no pára-choques. Um transmissor de identificação pertencente à viatura deve encontrar-se dentro do alcance de transmissão da antena para poder responder à solicitação. Além disso, é verificado, através do sistema de acesso à viatura (CAS), se o transmissor de identificação possui a autorização de acesso à viatura. Se for este o caso, é activado o destrancamento das portas ou da tampa da mala. O componente destrancado está determinado pelo sistema que activa o processo de autenticação (manípulo exterior da porta ou interruptor exterior do compartimento da mala).

Ao trancar o compartimento da mala, é solicitada uma legitimação do transmissor de identificação pertencente à viatura através do antena do compartimento da mala. Caso responda um transmissor de identificação no compartimento da mala, e nenhum outro transmissor de identificação no exterior do compartimento da mala, a tampa do compartimento da mala abre-se novamente. Se for encontrado outro transmissor de identificação no exterior do compartimento da mala, a tampa do compartimento da mala mantém-se fechada. O transmissor de identificação que se encontra no compartimento da mala é desactivado para o próximo destrancamento da viatura como possível emissor.

Comfort Go (arranque da viatura)

Ao premir a tecla de arranque e ao carregar no pedal do travão, é procurado um transmissor de identificação no interior da viatura através das antenas interiores. Se um transmissor de identificação pertencente à viatura se encontrar na viatura, é efectuada uma autenticação do transmissor de identificação. Se o transmissor de identificação possuir a legitimação de arranque para a viatura, o CAS concede a autorização de arranque. O comando das antenas é efectuado pela unidade de comando Comfort Access.

Comfort Exit (trancamento da viatura)

A solicitação para trancar a viatura é activada premindo um manípulo exterior da porta. A solicitação só é processada se todas as portas estiverem fechadas. De seguida, segue-se uma procura do espaço exterior do transmissor de identificação através das antenas exteriores. Se for encontrado um transmissor de identificação no exterior da viatura, a viatura é trancada. Para a execução da função de protecção de trancamento, segue-se a procura de um transmissor de identificação no habitáculo. Se o transmissor de identificação que foi autenticado no manípulo exterior da porta também for detectado no habitáculo, então a viatura é novamente destrancada. Outros transmissores de identificação pertencentes à viatura podem permanecer na viatura. Para chamar a atenção do condutor para estes transmissores de identificação, é gerada uma mensagem do Check-Control correspondente.

Destrancamento e abertura da tampa da mala

A solicitação para abrir a tampa da mala da viatura é activada premindo o botão exterior da tampa da mala. Se a viatura estiver trancada, então é efectuada a procura de um transmissor de identificação através das antenas traseiras. A solicitação para a procura é enviada pelo módulo de potência através de CAN ao CAS e deste à unidade de comando Comfort Access. Esta executa a procura dos transmissores de identificação.

Fechar a tampa da mala

O fecho da tampa do compartimento da mala fecha mecanicamente. Quando o estado ”Tampa da mala trancada” for identificado pelo módulo de potência, é iniciada uma procura pela unidade de comando Comfort Access ao transmissor de identificação através da antena do compartimento da mala. Caso responda um transmissor de identificação no compartimento da mala, a unidade de comando CAS envia um comando ao módulo de potência para abrir a tampa da mala. O elevador da tampa da mala abre a tampa da mala. Se outro transmissor de identificação válido se encontrar dentro do alcance de transmissão das antenas da viatura, o compartimento da mala permanece fechada. O transmissor de identificação que se encontra fechado no compartimento da mala é desactivado para a próxima abertura da viatura.

Atribuição de um transmissor de identificação

A atribuição de um transmissor de identificação a uma determinada antena da viatura é efectuada automaticamente. Para o efeito, as antenas da viatura são comandadas em diferido através de sinais via rádio. Devido à diferenciação, tem origem para cada antena um espaço de tempo, em que um dos identificadores de transmissão encontrado por esta antena possa responder. Através da resposta do transmissor de identificação neste espaço de tempo é possível atribuir a posição do transmissor de identificação a uma antena emissora.

Concessão de um direito de acesso/autorização de arranque

Após a recepção de um sinal via rádio da antena emissora atribuída à viatura, o emissor do transmissor de identificação envia de volta um código via rádio. Se os dados forem recebidos correctamente no receptor do comando à distância via sinal de rádio na viatura, processa-se a autorização de funcionamento. Deste modo, é concedida a autorização de acesso ou de arranque sem accionamento do comando à distância.

Protecção a brincadeiras

O sensor capacitivo no manípulo exterior da porta é desligado perante activações repetidas. Para o cliente isto resulta num atraso perceptível ao abrir a porta. A protecção a brincadeiras é reposto, o mais tardar ao destrancar-se o sistema de fecho central.

Bloqueio de repetição

Se o sistema de fecho central mudar no espaço de 2 minutos 20 vezes do estado DESTRANCADO para TRANCADO, deixa de ser possível, durante aprox. 2 minutos, um destrancamento. Se o bloqueio de repetição estiver activo, continua a ser possível abrir a porta no E65, visto que, neste caso, o motor eléctrico que apoia o processo de abertura continua a ser activado e este eleva o trinco de retenção. Pode ocorrer a situação em que a porta está aberta, mas em que o botão de trancar as portas esteja na posição de TRANCADO.

Este motor auxiliar eléctrico alcança o bloqueio de repetição após 50 activações. Isto acontece se, com a viatura destrancada, a porta for aberta repetidamente.

Inicialização

No sistema Comfort Access devem ser inicializados os seguintes sistemas.

Inicialização da unidade de comando Comfort Access e manípulos exteriores das portas

Após a substituição da unidade de comando Comfort Access ou de um manípulo exterior da porta, deve proceder-se a uma inicialização. A activação da inicialização processa-se comutando-se do borne 0 para o borne R. Ao ligar o borne R, a unidade de comando Car Access envia a inicialização automaticamente à unidade de comando Comfort Access e esta, por sua vez, envia-a aos manípulos das portas. Existe adicionalmente a possibilidade de, através de objectos de diagnóstico / funções especiais / Comfort Access / inicialização, efectuar a inicialização da unidade de comando através de um módulo de teste. A inicialização pode ser comprovada neste módulo de teste.