Módulo central de acesso

O módulo central de acesso converte sinais e mensagens nos seguintes sistemas de canais de transmissão:

A ligação entre o sistema de diagnóstico e a viatura é efectuada unicamente através do módulo central de acesso.O módulo central de acesso está ligado à ficha OBD (Diagnóstico On Board) através de uma linha série de cobre (=linha de diagnóstico). A cabeça de diagnóstico do sistema de diagnóstico BMW é ligada à ficha OBD. O canal de fibra óptica BYTEFLIGHT deve ser agregado ao sistema de segurança (p. ex. airbags). A aplicação do canal PT-CAN é na área do motor e a aplicação do canal SISTEMA K-CAN na área da carroçaria.

Condição de chamada e de suspensão:

O módulo central de acesso chama o canal do SISTEMA K-CAN, o canal PT-CAN através da linha de chamada e do canal BYTEFLIGHT, se um dos canais for chamado.

Observação:

As unidades de comando no canal PT-CAN dispõem de uma linha de chamada independente. O despertar das unidades de comando no canal PT-CAN efectua-se com um nível high na linha de chamada. O nível high na linha de chamada possui no mínimo 5 Volt.

A unidade de comando do sistema de acesso à viatura comanda a linha de chamada como se segue: com o ”borne 15 ligado” é aplicado um nível high na linha de chamada. No queda do canal estar suspenso, e o ”borne 15 desligado” mudar para ”borne 15 ligado”, o sistema de acesso à viatura (CAS) envia um impulso de chamada. Este impulso de chamada é assumido sempre pelo módulo central de acesso. A diferenciação entre ”Chamar” e ”borne 15 ligado” efectua-se através da leitura da mensagem CAN com o sinal borne 15.

Teste de funcionamento do módulo central de acesso

O teste de funcionamento seguinte dá a informação, se o módulo central de acesso está a funcionar.

Se o teste de funcionamento supracitado estiver o.k., então o módulo central de acesso está com grande probabilidade o.k.