Módulo central de acesso
O módulo central de acesso converte sinais e mensagens nos seguintes sistemas de canais de transmissão:
- Linha de diagnóstico serial
- BYTEFLIGHT
- PT-CAN (Powertrain CAN)
- K-CAN SYSTEM (sistema CAN da carroçaria)
A ligação entre o sistema de diagnóstico e a viatura é efectuada unicamente através do módulo central de acesso.O módulo central de acesso está ligado à ficha OBD (Diagnóstico On Board) através de uma linha série de cobre (=linha de diagnóstico). A cabeça de diagnóstico do sistema de diagnóstico BMW é ligada à ficha OBD. O canal de fibra óptica BYTEFLIGHT deve ser agregado ao sistema de segurança (p. ex. airbags). A aplicação do canal PT-CAN é na área do motor e a aplicação do canal SISTEMA K-CAN na área da carroçaria.
Condição de chamada e de suspensão:
- O módulo central de acesso pode entrar no modo de suspensão (desligar a alimentação eléctrica interna), se
- a linha de chamada PT não estiver em ”high”
- não estiverem aplicados quaisquer impulsos ópticos de chamada no canal BYTEFLIGHT
- a linha de diagnóstico não for puxada para massa
- não existir qualquer actividade no canal K-CAN SYSTEM
A disponibilidade de suspensão é estabelecida simultaneamente para todos os canais, se todos os participantes de todos os sistemas de canal ligados ao módulo central de acesso sinalizarem a disponibilidade para o efeito, se a linha de chamada PT não estiver em ”High” e se a linha de diagnóstico não for excitada externamente. Para um só canal, no qual todos os participantes estejam disponíveis para a suspensão, é impedida a suspensão através do módulo central de acesso, desde que pelo menos um participante num outro canal não esteja disponível para a suspensão.
- O módulo central de acesso é chamado (tensão activada internamente), se
- a linha de chamada PT estiver em ”high”
- no canal BYTEFLIGHT for identificado opticamente um impulso de chamada
- a linha de diagnóstico for puxada à massa
- no canal SISTEMA K-CAN for recebida uma mensagem
- um reset de tensão for activado através do borne 30
O módulo central de acesso chama o canal do SISTEMA K-CAN, o canal PT-CAN através da linha de chamada e do canal BYTEFLIGHT, se um dos canais for chamado.
Observação:
As unidades de comando no canal PT-CAN dispõem de uma linha de chamada independente. O despertar das unidades de comando no canal PT-CAN efectua-se com um nível high na linha de chamada. O nível high na linha de chamada possui no mínimo 5 Volt.
A unidade de comando do sistema de acesso à viatura comanda a linha de chamada como se segue: com o ”borne 15 ligado” é aplicado um nível high na linha de chamada. No queda do canal estar suspenso, e o ”borne 15 desligado” mudar para ”borne 15 ligado”, o sistema de acesso à viatura (CAS) envia um impulso de chamada. Este impulso de chamada é assumido sempre pelo módulo central de acesso. A diferenciação entre ”Chamar” e ”borne 15 ligado” efectua-se através da leitura da mensagem CAN com o sinal borne 15.
- Linha de chamada ”high” e ”borne 15 ligado” significa ”regime de marcha”
- Linha de chamada ”high” e ”borne 15 desligado” significa ”Chamar”
Teste de funcionamento do módulo central de acesso
O teste de funcionamento seguinte dá a informação, se o módulo central de acesso está a funcionar.
- Transferência PT-CAN para o K-CAN SYSTEM (requisito: motor a trabalhar): se a transferência estiver o.k., é indicado o número de rotações no instrumento combinado. (Caminho do sinal: Electrónica Digital do Motor -PT-CAN- -Módulo central de acesso -SISTEMA K-CAN- Instrumento combinado).
- Transferência BYTEFLIGHT para o PT-CAN (requisito: motor a trabalhar): se a transferência estiver o.k., em caso de actuação sobre a alavanca selectora da caixa de velocidades são activadas as posições individuais P, D, N e R. (Caminho do sinal: painel de comando na coluna da direcção - BYTEFLIGHT - módulo de informação da segurança - BYTEFLIGHT - módulo central de acesso - PT-CAN - Comando electrónico da caixa de velocidades). Por razões de segurança está disponível uma linha série da unidade de comutação na coluna da direcção até ao comando electrónico da caixa de velocidades. Por essa razão, ao efectuar este teste, deve assegurar-se que na unidade de comutação na coluna da direcção não existem os seguintes registos na memória de falhas:
- 94DE Selector da caixa de velocidades: Erro do canal
- 94DF Selector da caixa de velocidades: Erro do canal e defeito da linha série
- Transferência BYTEFLIGHT para o SISTEMA K-CAN (requisito: ignição ligada): Se a transferência estiver o.k., o limpa-vidros é activado ao accionar-se o interruptor dos limpa-vidros. (Caminho do sinal: painel de comando na coluna da direcção - BYTEFLIGHT - Módulo de informação da segurança - BYTEFLIGHT - Módulo central de acesso - SISTEMA K-CAN - Módulo do limpa-vidros).
Se o teste de funcionamento supracitado estiver o.k., então o módulo central de acesso está com grande probabilidade o.k.