O Control Display é um indicador multifuncional, encontrando-se integrado ao centro do painel de instrumentos. O comando central do ecrã é efectuado através dum elemento de comando central, o Controller. O Control Display comunica através do sistema óptico de canais MOST (Media Oriented Systems Transport) com todos os outros participantes no canal MOST. A interligação em rede com os restantes sistemas de canal efectua-se através do canal K-CAN SYSTEM. Nisto, o Control Display representa um caminho de acesso (interface) entre os canais MOST e K-CAN SYSTEM. O instrumento combinado constitui uma excepção. Por razões de segurança, ele apresenta uma ligação independente ao K-CAN SYSTEM. Desse modo é assegurado que, em caso de falha da interligação MOST, possam ser indicadas as informações importantes para a segurança de circulação, tais como p. ex. as luzes de controlo de advertência, ou a velocidade da viatura.
O Control Display é constituído pelos seguintes componentes:
O estrutura do Control Display é diferente consoante for utilizado no E65/E66/E67 ou no RR01:
Na unidade electrónica estão integrados dois processadores.
RR01: Ao contrário do E65/E66/E67, é utilizado o display central de informação (CID) ”inteligente”. O display central de informação (CID) possui um processador próprio com ligação ao canal de dados K-CAN SYSTEM.
Observação:
Os textos para as mensagens do Check-Control e para o Condition Based Service (CBS = serviço orientado em função da necessidade) estão registados no instrumento combinado. Os textos são transferidos ao Control Display, em caso de necessidade.
Como retroiluminação do display, são utilizados dois tubos catódicos integrados no corpo do display. Uma sonda térmica interna, que está em contacto térmico com os tubos catódicos, permite uma correcção de luminosidade dos tubos em função da temperatura. Para adaptação à luminosidade ambiente, encontra-se, à direita em baixo no display de cristal líquido (LCD), uma célula fotoeléctrica.
Através do Controller existe a possibilidade de activar um Service-Mode. Com o Service-Mode, podem, p. ex., ser lidos estados de hardware/software para o Control Display, ou as unidades de comando na rede MOST. O Service-Mode serve de meio simples para uma rápida possibilidade de exploração, sem equipamento de diagnóstico.
Activação do Service-Mode:
1. No menu Iniciar, premir o Controller para baixo, durante pelo menos 10 segundos.
2. Rodar o Controller três passos de ressalto para a direita.
3. Rodar o Controller três passos de ressalto para a esquerda.
4. Rodar o Controller um passo de ressalto para a direita.
5. Rodar o Controller um passo de ressalto para a esquerda.
6. Rodar o Controller um passo de ressalto para a direita.
7. Premir o Controller para baixo.
Quando for seleccionada a função ”Unidades MOST”, aparece uma tabela de todos os participantes na rede MOST. Após selecção duma unidade de comando, aparece uma lista deslocável, com as seguintes informações: número de índice, referência do hardware, índice de codificação, índice de diagnóstico, índice de variantes, data de produção, nome do fabricante, versão do catálogo de mensagens, versão do software e versão do sistema operativo.
Na função ”Configurações” podem ser efectuadas as seguintes configurações SAV:
A finalização do Service-Mode é concretizada através do símbolo de seta em baixo à esquerda no ecrã.
Diagnóstico
E65/E66/E67: Quanto ao Control Display (unidade electrónica + corpo do display), apesar de se tratar de uma unidade de comando, são indicados no Tester dois nomes de unidades de comando:
RR01: No RR01, o Control Display é constituído por apenas uma unidade electrónica. Ao contrário do E65/E66/E67, é utilizado o display central de informação (CID) ”inteligente”. Deste modo, são indicados no Tester três nomes de unidades de comando:
Quando se pretenda testar o sistema todo (ler a memória de falhas, consultas de diagnóstico, etc.), devem seleccionar-se as funções Control Display (gateway) (CD-GW), Control Display (CD) e Display central de informação (CID).