Sistema de prevenção/segurança do tempo do sistema

O sistema de canais BYTEFLIGHT possui uma estrutura disposta em forma de estrela. Os satélites individuais (= unidades de comando com/sem sensores) estão interligados por meio de um acoplador em estrela às fibras ópticas. O acoplador em estrela no sistema de canais BYTEFLIGHT é o módulo de informação da segurança (SIM) ou o módulo de segurança e de acesso (SGM). Conforme a viatura, o acoplador em estrela é o SIM ou o SGM. Na descrição subsequente fala-se por isso sempre de SIM ou SGM.

No sistema de prevenção/segurança existe um tempo do sistema comum para todas as unidades de comando. Durante a produção da viatura, o tempo do sistema é iniciado através duma instrução do diagnóstico. Este processo só se pode realizar uma vez, isto significa que não se pode repor o tempo do sistema no estado inicial. O tempo do sistema é aumentado com cada impulso de sincronização gerado no canal BYTEFLIGHT. O módulo de informação da segurança (SIM) ou o módulo de segurança e de acesso (SGM) é o comando principal do canal, sendo assim responsável pela geração dos impulsos de sincronização. O SIM ou SGM envia a mensagem ”Tempo do sistema” a todas as unidades de comando BYTEFLIGHT. As unidades de comando só assumem este tempo, se

Funções principais

Sincronização de novas unidades de comando

No caso duma substituição de unidades de comando no sistema de prevenção/segurança, o tempo do sistema é iniciado automaticamente após o processo de codificação/programação: Se após o processo de codificação/programação o tempo do sistema não tiver sido iniciado automaticamente, é registado na memória de falhas da unidade de comando o registo: ”Erro de tempo do sistema”. Posteriormente é possível iniciar-se manualmente o tempo do sistema através da função especial. Adicionalmente pode ser apresentado o estado ”Tempo do sistema iniciado/não iniciado”. Para as unidades de comando BYTEFLIGHT deve iniciar-se posteriormente o tempo do sistema manualmente, quando tal não tenha ocorrido automaticamente após o processo de codificação/programação. Para as unidades de comando BYTEFLIGHT torna-se então necessário proceder-se do seguinte modo:

Importante!

Funções especais

Indicações de segurança

Por norma, realizar apenas trabalhos na bomba do combustível com a ignição desligada!

Todos os trabalhos nos airbags só devem ser realizados com a bateria separada dos bornes!

Estabelecer e separar a ligação de qualquer unidade de comando BYTEFLIGHT, sensores e geradores apenas com a bateria separada dos bornes!

Durante a reparação de uma fibra óptica no canal BYTEFLIGHT deverá ter-se em conta que apenas pode existir um ponto de separação numa fibra óptica. Caso já exista um ponto de separação por causa de uma ficha de porta, a fibra óptica não poderá ser reparada. Em caso de defeito é necessário substituir-se a fibra óptica!