Chamada de emergência ISIS
Através do telefone, são possíveis
- uma chamada de emergência automática, através do sinal de impacto (choque),
- uma chamada de emergência activada manualmente, através do interruptor de tecla de chamada de emergência.
Por razões de segurança, está prevista uma transferência de dados dupla entre o SIM (módulo de informação da segurança) e o telefone.
- Um caminho de dados é constituído pela ligação SIM -> canal de dados Byteflight ->
ZGM (módulo central de acesso) -> canal de dados SISTEMA K-CAN -> display de controlo -> canal de dados MOST ->
telefone.
- Adicionalmente há uma ligação serial monofilar directa entre o SIM e o telefone. Se a ligação série estiver perturbada ou falhar, é utilizado o caminho através da ligação de canal acima, para a activação da chamada de emergência.
Após activação da chamada de emergência
- é enviada uma mensagem SMS ao operador da rede: o sistema de navegação fornece ciclicamente ao telefone um serviço de mensagens curtas SMS (serviço de mensagens curtas) já concluído;
- estabelecida uma ligação.
Estão previstos dois números para ambos os caminhos de dados, que são seleccionados alternadamente, até que uma ligação esteja estabelecida.
Se, após 60 segundos, não estiver estabelecida nenhuma ligação, a unidade terminal selecciona o número de chamada de emergência de acordo com o padrão GSM (Global Standard for Mobile Telephone).
Para apoio de actividades de salvamento eventualmente necessárias
- a iluminação interior é ligada (pelo módulo de comutação das luzes),
- o sistema de luzes de emergência é ligado (pelo módulo de comutação das luzes),
- o sistema de fecho central é destrancado (através do sistema de acesso à viatura).
Descrição breve do componente
Telefone e condições para a chamada de emergência
Para a capacidade de funcionamento da chamada de emergência, é fundamental que:
- o telefone e o interface para telefone, incl. sistema de antenas, estejam operacionais.
- exista uma alimentação da rede suficiente.
- o cartão telefónico esteja no leitor de cartões, ou: que o SIM de emergência esteja introduzido (módulo de identidade do cliente ou seja o cartão de código para o telefone).
- A ligação entre o telefone e o operador da rede está estabelecida, ou pode ser estabelecida.
Interruptor de tecla de chamada de emergência
A pressão no interruptor de tecla de chamada de emergência activa a chamada de emergência. O interruptor de tecla de chamada de emergência está instalado ao centro, por cima do pára-brisas, no forro do tejadilho. A tecla de chamada de emergência está apta para o diagnóstico: O interface para telefone pode reconhecer se o interruptor de tecla está ligado.
Em caso de defeito produz-se um registo na memória de falhas. Adicionalmente pode ser emitida uma mensagem (display de controlo ou saída por voz).
Unidades de comando
As seguintes unidades de comando tomam parte na transferência de mensagens para a chamada de emergência:
- SIM (Módulo de informação da segurança)
- ZGM (Módulo central de acesso)
- LM (Módulo de comutação das luzes): O módulo de comutação das luzes comanda e monitoriza a iluminação da viatura. As informações são recebidas e transmitidas através do SISTEMA de canal CAN da carroçaria. Entre outros, o módulo de comutação das luzes comanda também o sistema de luzes de emergência e a iluminação interior.
- CAS (Car Access System, sistema de acesso à viatura): O sistema de acesso à viatura (CAS) configura as funções sistema de alarme anti-roubo, comando à distância via sinal de rádio, canhão de ignição, comando dos bornes, dispositivo imobilizador, sistema de fecho central. A unidade de comando CAS é, além disso, o módulo de acesso entre o canal K-CAN do SISTEMA e o canal K-CAN da PERIFERIA.
- CD (display de controlo): o display de controlo, no centro do tablier, indica que foi activada uma chamada de emergência. O display de controlo indica a posição actual da viatura, assim como uma confirmação, quando a ligação para a estação de atendimento de emergência foi estabelecida com sucesso.
- NAVI (sistema de navegação): em caso de chamada de emergência, o sistema de navegação emite a posição actual da viatura.
- FBI (interface de canal flexível): na versão nacional Japão, o FBI transmite a mensagem de chamada de emergência ao telefone.
Funções principais
Chamada de emergência automática, através de um sinal de impacto (choque)
Se o sistema ISIS identificar um impacto de suficiente gravidade, é automaticamente activada uma chamada de emergência através do telefone. A chamada de emergência contém os dados seguintes:
- posição actual da viatura (pelo NAVI)
- Dados actuais da viatura: velocidade da viatura no momento do acidente, gravidade do acidente, número dos airbags activados
O display de controlo indica uma confirmação, quando a ligação para a estação de atendimento de emergência foi estabelecida com sucesso:
- confirmação quando a chamada de emergência chegou à estação de atendimento de emergência, e
- confirmação quando a ligação telefónica através do sistema de mãos-livres foi estabelecida.
Uma vez activada, uma chamada de emergência não pode ser invalidada.
Chamada de emergência manual, através do interruptor de tecla de chamada de emergência
Em caso de emergência, o condutor ou o acompanhante prime o interruptor de tecla de chamada de emergência. Em consequência, é apresentada no display de controlo a posição actual da viatura, e uma indicação de que a chamada de emergência foi efectuada.
O display de controlo indica uma confirmação, quando a ligação para a estação de atendimento de emergência foi estabelecida com sucesso:
- confirmação quando a chamada de emergência chegou à estação de atendimento de emergência, e
- confirmação quando a ligação telefónica através do sistema de mãos-livres foi estabelecida.
Uma vez activada, uma chamada de emergência não pode ser invalidada.
Iluminação interior
Em caso de detecção de impacto, a iluminação interior é ligada automaticamente pelo módulo de comutação das luzes. A iluminação interior pode ser de novo desligada
- através do interruptor de tecla para a iluminação interior,
- desligando e ligando a ignição.
Sistema de luzes de emergência
Em caso de detecção de impacto, o sistema de luzes de emergência é ligado automaticamente pelo módulo de comutação das luzes.
Sistema de fecho central
Em caso de detecção de impacto, o sistema de fecho central é automaticamente destrancado pelo CAS (Car Access System = sistema de acesso à viatura).
Funções especiais
Indicação de segurança
Durante trabalhos no forro do tejadilho, ou no interruptor de tecla para o tejadilho de correr, não activar por descuido uma chamada de emergência manual (interruptor de tecla de chamada de emergência)!
Versão nacional
Japão: FBI Flexible Bus Interface (interface de canal flexível):
Os dois caminhos de dados para a chamada de emergência são
- SIM -> canal de dados Byteflight -> ZGM -> canal de dados SISTEMA K-CAN ->
display de controlo -> canal de dados MOST ->FBI ->
linha série -> telefone, assim como
- a ligação monofilar série adicional, directa, entre SIM e FBI. Do FBI parte igualmente uma linha série para o telefone.
Quando a chamada automática de emergência é activada, o telefone Japão estabelece uma comunicação telefónica de emergência com a polícia. O telefone (ou o FBI) ignora os dados da gravidade do acidente transmitidos pelo SIM, uma vez que no Japão não está configurado qualquer serviço de chamadas de emergência baseado nos dados.