Em todos os trabalhos realizados na linha de derivação do sistema de alimentação de combustível da unidade de comando Clean Energy (CESQ) de viaturas BMW Hydrogen 7, esta linha de derivação deve ser ”aliviada” sem pressão, na área adjacente. A linha de derivação, ou seja o ”rail” do hidrogénio é aspirado até ficar pelo motor accionado no modo de funcionamento a hidrogénio.
Esta medida inicial pode ser efectuada através da função especial existente. Para tal, a viatura deve estar imobilizada e o motor bivalente a trabalhar no modo de funcionamento a hidrogénio.
Caso a viatura não se encontre imobilizada, a função especial é interrompida!
Modo de funcionamento e execução da função especial:
Durante o funcionamento a hidrogénio, a válvula para o enchimento gasoso, bem como a válvula de corte do motor e o regulador de pressão estão abertos. Após a solicitação da função especial para o alívio do tubo de alimentação, a válvula de enchimento é fechada. O motor continua a trabalhar no modo de funcionamento a hidrogénio, até que a pressão no ”rail” do hidrogénio deixe de ser suficiente. Em seguida, a gestão electrónica do motor comuta automaticamente para o funcionamento a gasolina. Desse modo, o regulador de pressão fecha-se.
Caso não ocorra nenhuma comutação para o funcionamento a gasolina, num período de 30 segundos, a função é interrompida!
Imediatamente após (aprox. 100 milissegundos) a comutação para o funcionamento a gasolina, é verificado, por breves instantes, se a pressão no sensor de pressão da válvula de regulação da corrente parcial, bem como no sensor de pressão da válvula de corte do motor e no ”rail” do hidrogénio se situa entre os 0 e os 2 bar de sobrepressão.
No caso de um defeito, a função é aqui interrompida!
O defeito 0x64C0 pode ser memorizado na CESG!