O sistema de advertência de gás na viatura Hydrogen 7 é composto por cinco sensores H2 que comunicam através do canal CAN (H2-CAN) com a CESG. Estes sensores determinam nos respectivos locais de instalação (habitáculo, compartimento do motor, compartimento da mala, acoplamento de enchimento, cápsula do sistema auxiliar) a respectiva concentração de H2 e comunicam-na através de mensagens CAN. Além disso, os sensores H2 estão em condições de verificar limites de margem de concentrações de H2 e de reactivar a CESG do estado de suspensão parcial em caso de ultrapassagem destes limites. (Estes limites de margem são enviados pela CESG a cada sensor para puderem ser activados em caso de alterações de estados do alarme de H2)
A CESG activa, em caso de concentração de H2 elevada, reacções correspondentes (p. ex., comutação de funcionamento a hidrogénio para funcionamento a gasolina, fecho das válvulas, mensagens no instrumento combinado).
Adicionalmente, em caso de alarme de gás (alarme de H2), são activados os quatro LEDs nas quatro portas da viatura. Estes díodos emissores de luz piscam em caso de alarme de gás!
Os sensores H2 estão controlados por diagnóstico, os LEDs de advertência de H2 não estão controlados por diagnóstico.
A unidade de comando Clean Energy (CESG) determina através do canal CAN os valores da concentração de H2 de todos os sensores H2 e ajusta as limitações de margem para cada sensor. Os valores para o estado actual e detectado em cada um dos cinco pontos de medição são enviados pela CESG aos sensores H2. Existem os seguintes estados de alarme:
No âmbito do módulo de teste sobre os componentes existentes, são tratados os seguintes erros: