Na viatura BMW Hydrogen 7 encontram-se três baterias - uma bateria da viatura de tecnologia AGM e duas baterias para a salvaguarda da alimentação eléctrica do sistema de hidrogénio e de todos os componentes e funções participantes (as chamadas ”Baterias CE”)
Através da bateria da viatura abastece-se a rede de bordo e liga-se o motor de combustão. Ambas as baterias CE abastecem exclusivamente a unidade de comando Clean Energy (CESG). Através de díodos de potência activados no sentido do bloqueio nos pólos positivos das baterias CE evita-se que outros consumidores na rede de bordo possam retirar energia das baterias CE.
Todas as baterias são carregadas através do alternador de bordo.
O estado das duas baterias CE é determinado através de um sensor inteligente de bateria (IBS) respectivamente atribuído. Cada IBS está ligado à CESG através do canal BSD.
Devido à necessidade de um sistema de gestão de energia a funcionar permanentemente de forma correcta, existe uma estratégia de controlo complexa para a administração da energia da viatura Hydrogen 7. O controlo do sistema de gestão da energia é composto essencialmente por:
O módulo de teste para o aprovisionamento de componentes é chamado se a comunicação for deficiente ou não puder ser estabelecida. Além disso, neste módulo de teste estão tratados todos os erros de mensagem CAN: