O Servotronic regula o desempenho da direcção assistida em função da velocidade, através da válvula electromagnética Servotronic (conversor electro-hidráulico). Para o efeito, é estrangulado com intensidade variável o caudal de óleo do sistema hidráulico da direcção assistida, através da válvula electromagnética Servotronic.
Válvula electromagnética Servotronic
A válvula electromagnética Servotronic é um conversor electro-hidráulico, que se encontra no circuito do óleo do sistema hidráulico da direcção assistida. A válvula electromagnética possui um diafragma variável ( 0 - 0,7 mm) que estrangula o caudal de óleo com intensidade variável, conforme o comando. O diâmetro do diafragma é alterado através duma curva característica de corrente dependente da velocidade
Unidade de comando
A função Servotronic está integrada no módulo de integração no chassis (CIM). A unidade de comando CIM controla a válvula electromagnética Servotronic. As diversas curvas características para o comando da válvula electromagnética Servotronic, dependentes da velocidade, são depositadas em código numa memória não volátil.
O controlo dinâmico da estabilidade (DSC) fornece o sinal de velocidade V_DSC à unidade de comando CIM, através do canal K-CAN SISTEMA.
O controlo electrónico dos amortecedores (EDCK) fornece o sinal Estado_Programa_Amortecedores à unidade de comando CIM, através do canal K-CAN SISTEMA.
O sistema regula o desempenho da direcção assistida, em função da velocidade. A válvula electromagnética Servotronic estrangula o caudal de óleo do sistema hidráulico da direcção assistida de modo variável. O grau de estrangulamento depende da corrente com que é activada a válvula electromagnética. O condutor pode seleccionar entre duas curvas características (característica conforto ou desportiva), que influenciam de modo diverso a direcção assistida, em função da velocidade. As curvas características indicam a corrente para a válvula electromagnética, ou a pressão nominal, em função da velocidade. As curvas características são descritas por intermédio de 16 posições de reiniciação, nas quais, para cada posição de reiniciação, é codificada a velocidade e a corrente, ou a pressão. No caso de não estar instalado o controlo electrónico dos amortecedores (EDCK), apenas é utilizada a curva característica conforto. O Servotronic apenas activa a válvula electromagnética Servotronic, quando o borne 15 estiver ligado e o motor a trabalhar. Durante o arranque do motor, enquanto não existir nenhum sinal de velocidade, é ajustada a força máxima possível da direcção assistida. Com a recepção da velocidade de marcha correcta, é consultado o valor nominal da curva característica eléctrica.
A válvula electromagnética Servotronic deixa de ser alimentada por corrente, no caso dos seguintes defeitos. A direcção assistida é reduzida a um mínimo:
Em caso do defeito SERV1 (curto-circuito ao positivo) mantém-se aplicada a tensão de bordo total na válvula electromagnética Servotronic. A válvula electromagnética é plenamente activada. A direcção assistida é máxima.
Mensagem de Check-Control ”Servotronic avariado”
Indicação complementar: ”Servotronic avariado! A direcção está pesada. Mandar verificar o mais depressa possível pelo SAV BMW.”
Causa: Servotronic sem função. A válvula electromagnética Servotronic não é alimentada por corrente, intervenção mínima na direcção, através da direcção assistida.
Mensagem de Check-Control ”Servotronic perturbado! Conduzir moderadamente.”
Indicação complementar: ”Direcção sempre leve. Mandar verificar pelo próximo SAV BMW.”
Causa: Defeito do Servotronic. A válvula electromagnética Servotronic é continuamente alimentada por corrente, intervenção máxima na direcção através da direcção assistida.