Sistema de controlo da pressão dos pneus (RDC)

O sistema de controlo da pressão dos pneus (RDC) é um sistema para uma permanente vigilância da pressão dos pneus. Para o efeito, a pressão e a temperatura dos pneus são medidas no pneu a intervalos determinados, e são transmitidas telemetricamente para uma unidade de comando central, através duma linha de transmissão de alta frequência (HF). A unidade de comando avalia os dados recebidos e, em caso de necessidade, envia a informação ao condutor. Deste modo o condutor é informado de uma necessária correcção da pressão dos pneus, ou de uma eventual avaria num pneu.

Descrição breve do componente

Unidade de comando

A unidade de comando RDC avalia os valores transmitidos de pressão e temperatura de cada um dos pneus. Em caso de necessidade, informa o condutor, através de uma mensagem de Check-Control. Se for necessário, esta mensagem é apoiada com uma indicação suplementar, através do interface homem-máquina (MMI).

4 antenas de recepção com cablagem

As antenas de recepção estão montadas em cada uma das cavas das rodas e recebem os valores de pressão e temperatura do respectivo pneu. Estas informações são transmitidas à unidade de comando RDC, através da respectiva cablagem.

4 sistemas electrónicos de roda nas rodas de circulação, ou 5, se a roda sobresselente estiver equipada

Os sistemas electrónicos das rodas estão montados na calha aprofundada das jantes. Em conjunto com a válvula de enchimento, eles formam um grupo compacto e são instalados na jante como uma válvula roscada. O sistema electrónico de roda inclui um sensor de pressão e temperatura, uma bateria e um estágio emissor. O sistema electrónico de roda é activado durante o enchimento inicial do pneu, e depois envia ciclicamente os valores medidos. Transitoriamente este ciclo é encurtado, sempre que seja identificada uma determinada alteração da pressão. Com valores da temperatura superiores a 120°C no interior do pneu, o sistema electrónico de roda é desactivado e de novo activado, depois de haver um arrefecimento inferior a 110°C. Ciclo de emissão normal: 55 seg.; Ciclo de emissão aumentado: 0,8 seg.; Tempo de vida útil da bateria: aprox. 7 anos.

Inicialização do interruptor de tecla

O interruptor de tecla está integrado como tecla Soft no comando e serve para a configuração do sistema.

Função

A função principal do RDC é a supervisão permanente da pressão dos pneus, durante a marcha e em imobilização. A pressão dos pneus a controlar é definida pelo condutor. Através da função de comando no MMI, o condutor ordena ao sistema para assumir a pressão actual dos pneus como parâmetro teórico da pressão nominal (Inicialização). A pré-determinação da pressão nominal é verificada, quanto à sua inteligibilidade, antes da recepção pelo sistema (comparação por eixo das pressões nominais, pressões mínimas). Uma inicialização do sistema só é possível, se a pressão dos pneus em todas as rodas for pelo menos de 1,7 bar. Se a pressão de um pneu de qualquer roda for inferior a este limite, é imediatamente emitida uma advertência. Se a diferença de pressão dos pneus num eixo for > 0,4 bar, é rejeitada a inicialização, depois do controlo da inteligibilidade. É emitida uma advertência. Resolução: Ajustar as pressões dos pneus ao valor correcto e realizar de novo a inicialização. Processo depois de activada a inicialização:

1. Identificação de roda própria da viatura: Identificação dos sistemas electrónicos das rodas instalados 2. Atribuição de posição da roda: Identificação da posição dos sistemas electrónicos das rodas 3. Controlo da inteligibilidade: Verificação das pressões por defeito 4. Registo das pressões por defeito como pressões nominais

Na comparação da pressão actual dos pneus com a pressão nominal, é tomada em consideração a temperatura dos pneus. Com base na pressão nominal e na temperatura, durante a configuração, o sistema calcula os valores limite de pressão, válidos para a temperatura actual dos pneus. A pressão dos pneus aumenta em 0,1 bar, por cada 10°C de aumento da temperatura. Quando se atinge uma ultrapassagem por defeito dos valores limite calculados para a temperatura, a unidade de comando RDC emite uma mensagem, através do sistema de informação do condutor.

O RDC distingue internamente os seguintes estados:

Faixa com pressão correcta. Nenhuma mensagem ao condutor.

Faixa na qual é valido o estado ”Aviso” (”advertência de segunda prioridade”).

Esta faixa é assinalada por uma deficiência de pressão dos pneus, na qual a segurança de circulação continua a estar garantida. Ao ”ligar a ignição” o condutor é solicitado, na primeira oportunidade, uma verificação da pressão dos pneus. Este aviso é indicado independentemente da posição da roda.

Pressão dos pneus, calculada para a temperatura, inferior em 0,2 bar à pressão nominal. Temperatura dos pneus durante pelo menos 14 dias inferior em 20°C à temperatura de enchimento (filtro de Outono).

Faixa em que é válido o estado ”Advertência de primeira prioridade”.

Nesta faixa, a segurança de circulação deixa de estar garantida. O condutor é solicitado a parar e a comprovar o estado dos pneus. O condutor deve decidir se pode continuar a circular a velocidade lenta, até ao próximo local de reparação, ou se é necessária uma reparação no local. A mensagem é imediatamente emitida, e torna-se dependente da posição da roda, desde que o sistema já tenha "aprendido" a posição. De outro modo, a mensagem resulta independente da posição da roda.

Queda de pressão, em relação à pressão nominal, de pelo menos 0,4 bar (com avaliação da temperatura). Perda de pressão de 16 % da pressão de enchimento (sem avaliação da temperatura). Queda de pressão abaixo de 1,3 bar (sem avaliação da temperatura).

Faixa de perturbações.

Ocorre quando a unidade de comando está defeituosa, quando existem perturbações na recepção de rádio pelo exterior, quando existem na viatura demasiados sistemas electrónicos de roda, quando um sistema electrónico de roda está defeituoso, etc. Em caso de perturbação, é emitida uma mensagem correspondente.

Mensagens ao condutor

 

Mensagem de Check-Control ”verificar a pressão dos pneus” com indicação complementar no MMI:

Pressão dos pneus, com avaliação da temperatura, inferior em 0,2 bar à pressão nominal. Temperatura dos pneus durante pelo menos 14 dias inferior em 20°C à temperatura de enchimento (filtro de outono).

Mensagem de Check-Control ”controlo da pressão dos pneus sem função” com indicação complementar no MMI:

Perturbação proveniente do exterior.

Mensagem de Check-Control, ”Controlo da pressão dos pneus sem função”, com indicação complementar no MMI:

Roda sem sensor de roda incorporado.

Mensagem de Check-Control, ”Inicialização do controlo da pressão dos pneus”, com indicação complementar no MMI:

A inicialização está de momento a ser realizada.

Mensagem de Check-Control ”Avaria num pneu! Parar de imediato, cuidadosamente,” perante a respectiva indicação no MMI:

Queda de pressão, em relação à pressão nominal, de pelo menos 0,4 bar (com avaliação da temperatura). Perda de pressão de 16 % da pressão de enchimento (sem avaliação da temperatura). Queda de pressão abaixo de 1,3 bar (sem avaliação da temperatura).

Mensagem de Check-Control ”Avaria num pneu! Parar de imediato com cuidado”

Mensagem de avaria num pneu não relacionada à posição da roda. A mensagem surge deste modo apenas durante a fase de inicialização.

Queda de pressão, em relação à pressão nominal, de pelo menos 0,4 bar (com avaliação da temperatura). Perda de pressão de 16 % da pressão de enchimento (sem avaliação da temperatura). Queda de pressão abaixo de 1,3 bar (sem avaliação da temperatura).

Importante!

Nos casos seguintes, tem que ser efectuada uma inicialização do sistema:

Versões nacionais

EUA, Japão

Frequência de transmissão do sistema: 315 MHz

Outros

Frequência de transmissão do sistema: 433 MHz