O indicador de avaria num pneu (RPA) é um sistema que monitoriza o estado dos pneus durante a marcha. Os sensores de rotações ABS das rodas controlam os números de rotações das 4 rodas, independentemente uns dos outros. A unidade de comando CIM avalia os sinais das rotações das rodas de cada um dos sensores ABS das rotações das rodas e transmite a informação ao condutor, em caso de necessidade. O condutor é informado de uma eventual avaria num pneu.
Unidade de comando
A função indicador de avaria num pneu está integrada no módulo de integração no chassis (CIM). A unidade de comando CIM avalia os sinais das rotações dos sensores ABS das rotações das rodas. Os dados dos parâmetros de pneus necessários para a Série estão depositados inalteravelmente na unidade de comando CIM.
Sensor de rotações ABS da roda
Os sensores ABS das rotações das rodas fornecem os quatro sinais das rotações das rodas directamente à unidade de comando CIM, através da unidade de comando DSC. Cada um dos sinais de rotações da roda é transmitido à unidade de comando CIM pela unidade de comando DSC, através duma linha própria.
Tecla Soft
A tecla Soft está integrada no Controller, e serve para a normalização do sistema.
O sistema monitoriza o estado dos pneus durante a marcha. O perímetro da roda diminui devido à perda de ar no pneu. Por isso aumenta a velocidade de rotação dessa roda. O indicador de avaria num pneu mede os números de rotação das rodas, e estabelece uma comparação entre as rodas dispostas na diagonal entre si, e a velocidade média, e detecta assim uma perda de pressão de ar. Ao mesmo tempo, são detectadas e corrigidas pelo software situações de marcha extremas, tais como fortes acelerações ou condução rápida em curva. O sistema informa a partir de uma velocidade mínima de 15 km/h. Os sensores ABS das rotações das rodas determinam os sinais das rotações das rodas, e enviam-nos à unidade de comando CIM, através da unidade de comando DSC. A pressão dos pneus a controlar é definida pelo condutor. Através da tecla Soft, o condutor ordena ao sistema que assuma o actual jogo de pneus, com a pressão de enchimento seleccionada, como pré-determinação da pressão nominal. O sistema memoriza automaticamente o estado nominal dos pneus, no âmbito do processo de normalização. De acordo com o modo de condução e as condições de marcha, o processo de adaptação pode demorar entre 45 minutos e algumas horas. No entanto, o sistema já está apto para advertência 10 minutos depois e pode detectar perdas de pressão de ar de 50 %. Prosseguindo a normalização, os limites de advertência são aumentados progressivamente até 30 % ± 10 % da pressão do ar a frio. O condutor é informado sobre o estado de funcionamento do indicador de avaria num pneus, através do instrumento combinado.
Indicação complementar: ”Com pneus normais: substituir o pneu, consultar manual do condutor. Com pneus de segurança auto-portantes: prosseguimento da marcha até um máx. de 250 km, a uma velocidade máx. de 80 km/h. Mandar verificar no próximo SAV BMW.”
O sistema detectou um achatamento de um dos pneus, superior aos valores limite definidos (consultar Função).
Indicação complementar: ”Monitorização das avarias nos pneus avariada! As avarias nos pneus não podem ser identificadas. Na primeira oportunidade, dirigir-se ao Serviço BMW.”
Uma falha de funcionamento do sistema identificada pela unidade de comando CIM.
Deve ser sempre efectuada uma normalização, quando a pressão do ar a frio, a posição da roda ou o jogo de rodas forem modificados. Se isso não acontecer, pode ocorrer um aviso falso.