A iluminação do habitáculo engloba as funções
O módulo de potência monitoriza o estado de carga da bateria e o consumo de corrente de repouso da viatura. Adicionalmente é comandado o trancamento da tampa da mala através do módulo de potência. As informações são recebidas e transmitidas através do canal de dados PERIFERIA CAN da carroçaria.
O módulo de comutação das luzes comanda e monitoriza a iluminação da viatura. As informações são recebidas e transmitidas através do canal de dados do SISTEMA CAN da carroçaria.
As luzes interiores estão instaladas no tejadilho e incluem as funções:
As unidades de luz da zona dos pés estão instaladas nos painéis laterais. As unidades de luz da zona dos pés são comandadas como a luz interior dianteira.
Na versão L, as luzes estão instaladas nas embaladeiras da porta. Os díodos emissores de luz são comandados pelo módulo de comutação das luzes.
As luzes para os espelhos de cortesia estão instaladas na viseira. As lâmpadas são accionadas com interruptores, quando as coberturas são abertas ou fechadas.
A luz do espelho de cortesia atrás ao centro está instalada no tejadilho. A lâmpada é activada, quando o espelho é desdobrado e a tecla no espelho é premida. A lâmpada é desligada, quando o espelho é dobrado para dentro.
A luz do porta-luvas está instalada à frente à direita, no porta-luvas. A luz do porta-luvas é ligada por meio dum interruptor, quando a tampa do porta-luvas é aberta.
A luz do apoio central dos braços está instalada na divisão por baixo do apoio central dos braços. O díodo emissor de luz é comandado pelo módulo de potência.
Ligação com comando à distância: quando a chaufagem independente é ligada com a chave de comando à distância via rádio, são ligadas as luzes interiores dianteiras e traseiras e as unidades de luz da zona dos pés, através do CAS, do canal PERIFERIA CAN e do módulo de potência, durante 3 segundos. A ligação das luzes interiores confirma que a chaufagem independente foi ligada.
Ligação com tecla: com a tecla IB, na iluminação interior dianteira, podem ser seleccionadas as funções ”ligar”, ”desligar” e ”comando automático” da luz interior.
Com a tecla na iluminação interior traseira pode, independentemente disso, ser comutado para ”luz permanente LIGADA/DESLIGADA”, porque a lâmpada é adicionalmente alimentada com AV.
A luminosidade de fundo da iluminação dos instrumentos é medida no tablier. A luminosidade de fundo pode ser diminuída em 10 % com o potenciómetro do redutor de intensidade da luz interior no interruptor das luzes. Paralelamente é modificada a luminosidade da luz directa.
O comando automático da iluminação interior está dependente de algumas condições de activação e desactivação.
Condições de activação:
Condições de desactivação
Se a luz interior for desligada com a tecla, com uma porta aberta, depois de fechar uma vez esta porta, a função automática está de novo activa.
Ao ligar, a função Soft LIG./DESL. aumenta lentamente de 10 % para 96 % a luminosidade da luz interior, e, ao desligar, diminui de 96 % para 10 %. Se a luz interior for ligada com a tecla IB na iluminação interior dianteira, está activa a função Soft LIG./DESL. à frente e atrás. Se for premida a tecla na iluminação interior traseira, a função é desligada e a luz interior traseira é activada para luminosidade total. A função pode ser desactivada através da codificação.
As luzes seguintes podem ser ligadas com a viatura estacionada:
Para que a bateria da viatura não seja descarregada, quando as luzes estão permanentemente acesas, o módulo de potência desliga todas as luzes da viatura aprox. 15 minutos depois de desligar a ignição (borne R DESLIGADO, IB, VA_K, VA_D desligado).
A reactivação das luzes efectua-se com a ligação do borne R ou do borne 15, ou quando ocorre no módulo de potência uma alternância de sinal. Por exemplo, através da abertura duma porta, da abertura do capot, do destrancar duma porta.
Se o sistema ISIS identificar um impacto, após aprox. 1 minuto, a iluminação interior (IB) é activada permanentemente para iluminação de emergência do habitáculo, através da função Soft LIG./DESL., para apoiar trabalhos de salvamento eventualmente necessários. A desactivação só pode efectuar-se com a tecla na iluminação interior dianteira, através da regulação da função Desligado, ou através da reposição do estado de ligação do ISIS.