A partir do ano de construção 03/05 deve observar-de adicionalmente a seguinte descrição de funcionamento
relativa à separação do borne LM:
TIS -> Documento -> Técnica SI -> Número SBT 610105125
O módulo de potência tem a tarefa de garantir o estado de carga da bateria
O interruptor principal electrónico da bateria liga a entrada, borne 30, com as saídas, borne 30U e borne 30B, no módulo de potência.
Em função da posição do interruptor da bateria são comandadas as seguintes funções do módulo de potência:
Através das tomadas de corrente de alta de intensidade para os bornes 30, 30U e 30B podem circular por instantes correntes até 220A.
O interruptor de bateria possui as seguintes posições de comutação:
Mede a temperatura directamente no pólo negativo da bateria
Em função do estado de carga e da temperatura da bateria é ajustada a tensão de carga adequada. No máximo 16 V. O módulo de potência identifica o estado de carga da bateria através do cálculo da corrente da bateria durante a marcha e através da medição da corrente de descarga. Com a viatura parada, o estado de carga é calculado e assumido através de uma medição de tensão de repouso. Para melhorar o equilíbrio de carga, é aumentado o número de rotações do ralenti ao exceder por defeito o limite calculado para a capacidade de arranque.
Se com o motor em funcionamento for identificada uma descarga da bateria (apesar do aumento do número de rotações do ralenti), os consumidores são reduzidos gradualmente ou completamente desligados segundo uma tabela de prioridades.
Estes consumidores são
Ao ocorrer uma subtensão devido a consumos elevados, depois de exceder por defeito 10,5 V (durante 5 segundos), é enviado pelo módulo de potência uma mensagem para o aumento do número de rotações do ralenti e para a desactivação prioritária dos consumidores. Simultaneamente são desactivadas as saídas de potência do módulo de potência (iluminação interior, desactivação dos consumidores no tejadilho/carroçaria). É emitida uma mensagem do Check-Control.
Para garantir a capacidade de arranque da viatura, o estado de carga da bateria também é monitorizado com a viatura parada.
Em função da
é determinado um estado de carga mínimo, no qual é garantido um novo arranque.
Se o estado de carga se aproximar deste valor limite devido a um consumidor independente activo, o módulo de potência solicita a este consumidor que se desactive.
Na desactivação dos consumidor independente deve distinguir-se entre dois regimes de funcionamento:
Consumidor independente no borne R
Ao mudar do borne 15 para o borne R é enviada a informação Prioridade 1. A redução do consumo de corrente é efectuada de acordo com a tabela correspondente.
O estado de carga da bateria é calculado. Se o valor limite da capacidade de arranque continuar a ser inferior ao exigido, é emitida uma mensagem do Check-Control.
Se o estado de carga não melhorar, o módulo de potência envia após 5 minutos a mensagem ”Shutdowncounter”.
Após mais 90 segundos é efectuado o isolamento da rede de bordo eléctrica.
A condição, neste caso, é que não estejam ligados consumidores exigidos por lei.
A mensagem Shutdowncounter informa todas as unidades de comando sobre o isolamento da bateria dentro de 90 segundos. Assim, todas as unidades de comando com função de memorização, têm a possibilidade de inscrever os dados na EEPROM.
Se entre os consumidores ligados existirem consumidores exigidos por lei, não é efectuado o isolamento da bateria. É permitido que a bateria se descarregue por completo.
Consumidor independente no borne 0
Se for ligado um consumidor independente pelo condutor, este inscreve-se no módulo de potência com a mensagem ”Gestão de potência do consumidor independente”. Esta inscrição permite ao módulo de potência um cálculo mais preciso do estado de carga.
Após uma inscrição correcta, o consumidor independente entra em funcionamento e o estado de carga da bateria é monitorizado. Se o limite da capacidade de arranque for excedido por defeito, ocorre uma mensagem do Check-Control.
Após mais 5 minutos, o módulo de potência passa para o regime de funcionamento Monitorização da corrente de repouso. Requisito: não estão activados consumidores exigidos por lei.
O módulo de potência no borne 0, passa após 60 minutos para a função Monitorização da corrente de repouso. Se antes de decorrerem os 60 minutos, ocorrer uma acção na viatura (p. ex. accionamento da iluminação interior, sistema de fecho central), o tempo para a monitorização da corrente de repouso começa a ser contado de novo.
Após o decurso deste tempo, a corrente de repouso não deve exceder 80 mA. Se, mesmo assim, a corrente de repouso for superior a 80 mA, é enviada após 5 minutos a mensagem ”Shutdowncounter” pelo módulo de potência. Após mais 90 segundos é efectuado o isolamento da rede de bordo eléctrica durante 5 segundos. Este isolamento durante 5 segundos origina um reset do hardware das unidades de comando. Desse modo, as unidades de comando são colocadas num estado inicial definido. Uma unidade de comando eventualmente deficiente pode voltar a funcionar correctamente através desta operação.
Se, após ligar novamente, a corrente de repouso continuar a exceder 80 mA, o procedimento descrito é efectuado uma segunda vez.
Se depois disso, a corrente de repouso ainda for superior a 80 mA, é efectuado um isolamento permanente através do interruptor principal electrónico da bateria.
No módulo de potência é memorizado o motivo do isolamento.
Com o borne 15 ligado, o interruptor principal electrónico da bateria é fechado e é emitida uma mensagem do Check-Control.
Nota:
Depois de desligar o borne R é efectuada adicionalmente uma monitorização imediata da corrente. Se a corrente medida for superior a 120 A, a iluminação interior, consumidores no tejadilho e consumidores na carroçaria são imediatamente desligados.
Comutando o interruptor da bateria para a posição DESLIGADO, o módulo de potência passa para a função de distribuição após 30 minutos com borne R desligado. Antes do isolamento é transmitida a mensagem ”Shutdown” pelo módulo de potência. Após mais 90 segundos é efectuado o isolamento.
Depois de borne R ligado, é emitida uma mensagem do Check-Control, que informa o condutor que a viatura se encontra no modo de distribuição.
Em caso de identificação do sinal borne 15_w (pelo sistema de acesso à viatura) ou comutação do interruptor da bateria para ON (monitorização da corrente de repouso) é fechado o interruptor principal electrónico da bateria.
A viatura também pode arrancar e ser conduzida no modo de distribuição. Todos os sistema estão operacionais. A mensagem do Check-Control permanece activa. Com o borne R desligado, volta a dar-se início ao isolamento após 30 minutos, como descrito anteriormente.
Se não for solicitada nenhuma função, a bateria é isolada da rede de bordo após 3 semanas. Deste modo atenua-se uma descarga total da bateria. Esta função é codificável.
Para que, no caso de uma activação permanente de consumidores (iluminação interior, consumidores na carroçaria e consumidores no tejadilho), a bateria não seja descarregada, ocorre uma desactivação central dos consumidores.
Os tempos de desactivação após borne R desligado, são:
Caso seja identificada uma corrente de curto-circuito superior a 250 A, o interruptor principal electrónico da bateria é aberto. Só após a identificação do sinal de chamada 15_w (pelo sistema de acesso à viatura) é experimentado o fechar do interruptor principal electrónico da bateria. Este processo é repetido até que o curto-circuito esteja eliminado.
O módulo de potência mede a tensão da bateria de modo contínuo. Esta é colocada à disposição de todas as outras unidades de comando, através das suas ligações de canal.
Através desta determinação por defeito central da tensão da bateria é suprimida a medição individual da tensão da bateria habitual nas respectivas unidades de comando.
O estágio final electrónico do aquecimento do óculo traseiro no módulo de potência é comandado pela unidade de comando IHKA, através de uma mensagem K-CAN.
A iluminação interior divide-se em três saídas (grupos).
A iluminação interior é comandada pelo módulo de potência. As saídas são estabilizadas em tensão.
O módulo de potência comanda as funções do sistema electrónico da carroçaria na zona da tampa da mala:
Na memória de informações são memorizados dados relevantes da viatura. Estes permitem uma informação de estado sobre a carga e vida útil da bateria.
A memória informativa serve, para no futuro, se obter uma informação sobre o perfil de solicitação à bateria durante a utilização quotidiana.
Sensor da temperatura da bateria
No caso de uma interrupção, curto-circuito ou um valor incompreensível, é admitido um valor de substituição de 20 graus Celsius. Isto corresponde a uma tensão de carga de 14,3 V na bateria.
Interruptor da bateria
Se o interruptor da bateria for identificado como deficiente, é comutado para monitorização da corrente de repouso.
Borne 15_w
O desligar do módulo de potência sem borne 15_w é impedido através dos seguintes sinais:
Comunicação de canal
Se não for possível nenhuma comunicação de canal, são congeladas todas as informações.
Pelo módulo de potência podem ser emitidas as seguintes mensagens do Check-Control:
Todas as entradas e saídas, que fazem parte da função Módulo de potência, podem ser verificadas no diagnóstico relativamente ao seu estado. As saídas podem ser activadas.
Todos os bloqueios electrónicos e o interruptores principais electrónicos da bateria são monitorizados em relação a curto-circuito, ou descontinuidade.
Em caso de defeito, é efectuado um registo correspondente na memória de falhas e eventualmente emitida uma mensagem do Check-Control.
Comando ”Power Down” (desligar)
Através desta função, as unidades de comando podem ser colocadas no modo de descanso.
Substituição da bateria
Através desta função é transmitida uma troca de bateria ao módulo de potência. São processadas as seguintes acções:
A temperatura de temporada é uma média temporal dos últimos dias do valor da temperatura da bateria
Valores para o estado de carga depois de executada a instrução do diagnóstico ”Registar a troca de bateria” em função da temperatura de temporada.
Temperatura de temporada |
Valor da capacidade |
< 25 °C |
98 % |
-10 °C |
68 % |
0 °C |
66 % |
10 °C |
63 % |
20 °C |
61 % |
>30 °C |
58 % |
Este valor é conservado até a viatura ficar parada durante pelo menos 6 horas. Depois disso é efectuada uma medição de tensão de repouso para averiguar a determinação da capacidade. O valor determinado é registado no módulo de potência.
Carregar a bateria
Um carregador de baterias pode ser ligado, como habitualmente, no compartimento do motor, no ponto auxiliar da bateria ou atrás directamente na bateria. O módulo de potência identifica um carregador de baterias externo após 1 hora e uma tensão da bateria > 13,2V sem marcha do motor. Após esta identificação, é indicado, através de diagnóstico, um estado de carga da bateria de 80 %, mesmo que a carga da bateria seja superior ou inferior.
Função de carga da bateria no isqueiro
Um carregador de conservação de carga também pode ser ligado no isqueiro. No entanto, o isqueiro é alimentado através de um relé na desactivação dos consumidores na carroçaria. Após 60 minutos com o borne R desligado, este relé será desactivado através da desactivação dos consumidores. Isto significaria, que o carregador de baterias ligado no isqueiro é isolado da bateria. Para evitar isto, pode desactivar-se a desactivação dos consumidores.
Modo de procedimento:
Desligar e ligar o interruptor da bateria no intervalo de 2 segundos.
Esta função desactiva-se através: