Luz de travagem
A luz de travão funciona em 2 níveis: Travagem normal e travagem forte. Ao travar com força são activadas adicionalmente as luzes de presença/travão externas (em função da codificação e versão nacional).
Se estiver montado o equipamento extra ACC (controlo adaptativo da velocidade de cruzeiro), eventualmente a viatura é travada de forma automática. Também esta travagem é sinalizada através da luz de travão ao trânsito subsequente.
Descrição breve do componente
Interruptor das luzes de travão
O interruptor das luzes de travão é um interruptor electrónico. O interruptor das luzes de travão é alimentado com tensão, a partir do borne R LIGADO, pelo módulo de comutação das luzes.
Por razões de segurança existem no interruptor das luzes de travão 2 saídas para o interruptor:
- uma saída está conectada ao módulo de comutação das luzes.
- Uma segunda saída está conectada com a unidade de comando CAS (sistema de acesso à viatura). O CAS avalia o sinal do travão e retransmite o sinal do travão ao SISTEMA K-CAN.
Assim, o sinal ”Interruptor das luzes de travão accionado” é recebido e retransmitido por duas unidades de comando independentes entre si. Se um dos dois percursos do sinal falhar, o outra continua a funcionar.
Módulo das luzes
O módulo de comutação das luzes comanda e monitoriza a iluminação da viatura. As informações são recebidas e transmitidas através do canal de dados do SISTEMA CAN da carroçaria.
Características do regime de emergência do módulo de comutação das luzes: O módulo de comutação das luzes é alimentado duas vezes com o borne 30.
Em caso de falha de um borne 30 são activados:
- iluminação dianteira: luz de médios e luz de estacionamento (num dos lados).
- iluminação traseira: num dos lados são activadas as luzes de presença/travão externas (luz de estacionamento). No lado oposto são activadas as luzes de presença traseiras interiores. A viatura continua deste modo iluminada de ambos os lados. Deste modo evita-se que seja confundida com p. ex. um veículo de duas rodas (moto).
- Luz de travagem: Um lado das luzes de travagem é activado com potência normal (codificação ECE). Assim, travagem ”num dos lados”, como se p. ex. tivesse avariado uma luz de travão.
Em caso de falha do processador é comutado para o regime de emergência. O regime de emergência é, como hardware, completamente independente do módulo de comutação das luzes. Características do regime de emergência em caso de falha do processador:
- Iluminação da viatura: com borne 15 LIGADO, são ligados: à frente, a luz de médios e atrás as luzes de presença/travão esquerdas e direitas externas (luz de presença). As luzes de presença/travão esquerda e direita externas não são, como normalmente, reduzidas para 10 % da sua luminosidade, mas sim utilizadas com potência máxima. Deste modo está assegurada a iluminação da viatura, independentemente da posição do interruptor das luzes.
- Luz de travagem: com o borne 15 LIGADO são ligadas as luzes de travão esquerda e direita, quando o interruptor das luzes de travão é accionado (através de uma linha directa fisicamente interconectada, do interruptor das luzes de travão para os excitadores das lâmpadas).
Defeitos de funcionamento em caso de falha do processador:
- Nenhuma luz de mudança de direcção e luz intermitente de emergência, nenhuma luz de máximos, nenhum sinal de luzes, nenhum farol de nevoeiro, nenhuma luz de nevoeiro traseira, sem terceira luz de travão
- Nenhuma comunicação através do SISTEMA K-CAN
- Nenhuma comunicação com o módulo para reboque
Luzes de travão
As luzes de travão são díodos luminosos (LEDs). Os LEDs não são monitorizados pelo módulo de comutação das luzes.
Terceira luz de travão
A terceira luz de travão é constituída por díodos luminosos (LEDs). Os LEDs não são monitorizados pelo módulo de comutação das luzes.
Luz de presença/travão externa
A luz de presença traseira e a luz de travão esquerda e direita externa estão combinadas numa unidade de luz. Esta unidade de luz é constituída por díodos luminosos (LEDs). Os LEDs acendem com duas intensidades de luz distintas, conforme a função:
- Luz de estacionamento/Luz de presença: os díodos luminosos são activados com 10 % da sua potência.
- Nível de travagem 2 (em função da codificação): em caso de travagem forte, os LEDs são activados com 100 % de potência.
Os LEDs não são monitorizados pelo módulo de comutação das luzes.
Luz de travão interior
Também no interior a luz de presença traseira e a luz de travão estão combinadas numa unidade de luz. Esta unidade de luz é constituída por díodos luminosos (LEDs). Os LEDs acendem com duas intensidades de luz distintas, conforme a função:
- Luz de presença: os díodos luminosos são activados com 10 % da sua potência.
- Nível de travagem 2: em caso de travagem forte, os LEDs são activados com 100 % de potência (codificação ECE).
Os LEDs não são monitorizados pelo módulo de comutação das luzes.
Funções principais
Travagem normal: nível de travagem 1 (codificação ECE)
Na travagem simples acendem
- luzes de travão esquerda e direita,
- terceira luz de travão.
Travagem forte: nível de travagem 2 (codificação ECE)
Ao travar com força ainda são activadas adicionalmente as luzes de presença/travão:
- Luz de presença/travão externa
- Luz de travão interior
O nível de travagem 2 é activado,
- se for detectada uma forte desaceleração ou
- se ocorrer uma intervenção ABS (sistema antibloqueio de travões activado).
Versão nacional
EUA
na versão nacional EUA, os dois níveis da luz de travão estão codificadas como se segue:
- Nível de travagem 1: Luz de travão e luz de presença/travão externa
- Nível de travagem 2: luz de travão, luz de presença/travão externa e adicionalmente luz de travão interior
Em caso de falha de um dos borne 30 do módulo de comutação das luzes são activadas:
- luz de travão de um dos lados da viatura
- luz de presença/travão externa do outro lado da viatura