Por causa da dupla condução do ar no motor de 8 cilindros, é necessária uma regulação adicional de ambos os turbocompressores entre si, para o perfeito funcionamento do motor, a chamada coordenação (igualação) das massas de ar. A coordenação (igualação) das massas de ar é efectuada através duma função de software na DDE, o regulador de coordenação (igualação).
Ambos os medidores de massas de ar medem a massa de ar fresco aspirado de ambos os lados da condução do ar. O regulador de coordenação (igualação) tenta manter iguais as massas de ar aspiradas no lado esquerdo e direito. Isto providencia um carga uniforme de ambos os turbocompressores, protegendo-os contra sobrerrotações.
O regulador de coordenação (igualação) consegue isso, ajustando as relações de impulsos para as válvulas reguladoras do turbo esquerda e direita, de modo a que sejam aspiradas iguais massas de ar de ambos os lados.
Os seguintes componentes influenciam a coordenação (igualação) das massas de ar:
Para detectar defeitos no sistema de massa de ar, é monitorizado o seguinte:
Como reacção ao defeito, o débito de injecção é reduzido, o que tem como consequência uma forte redução de potência. A regulação da pressão turbo é desactivada e os turbocompressores são comandados com relações de impulsos fixas.
Consequência da avaria do mecanismo de regulação do turbocompressor de um lado:
Para proteger de outros danos os turbocompressores, ambos são excitados com relações de impulsos relativamente baixas. Se a regulação de um turbocompressor estiver bloqueada, deixa de poder reagir correctamente à activação através da relação de impulsos reduzida (= menos pressão turbo e débito de ar). Isto significa que a maior massa de ar é medida do lado do turbocompressor avariado.
Antes da substituição dum turbocompressor, tem que ser sempre verificada a regulação de ambos os turbocompressores.