Regulação da recondução dos gases de escape (AGR) DDE5.0/5.1

Através da válvula AGR, e dependendo do estado de exploração, uma determinada quantidade de gases de escape é reconduzida à ala de admissão do ar, para reduzir a emissão das substâncias poluentes.

Atenção: no M67 encontram-se montadas duas válvulas AGR, que são activadas individualmente pelas unidades de comando DDE. O que a seguir é descrito é válido para qualquer uma das duas válvulas AGR. A válvula AGR 1 encontra-se do lado esquerdo, no sentido de marcha.

Componentes

Função

A caixa de vácuo está interligada com a alimentação de vácuo, através do conversor de pressão. O conversor de pressão coloca, em função da activação da unidade de comando DDE, uma subpressão variável na caixa de vácuo. A unidade de comando DDE activa o conversor de pressão através de um sinal rectangular com relações de impulsos (= durações variáveis dos impulsos) entre 50 % e 75 %.

Regulação

A quantidade do gás de escape reconduzido influencia a massa do ar fresco de admissão: quanto maior for a quantidade de gás de escape reconduzido, menos ar fresco é admitido. É conhecida a massa de ar fresco que o motor faz passar em cada situação de funcionamento, com o AGR desligado. Assim, a redução da massa de ar fresco aspirado através da recondução dos gases de escape é uma medida para a quantidade do gás de escape reconduzido. Durante a operação, a regulação ajusta a relação de impulsos no conversor de pressão de modo a que seja aspirada a massa de ar fresco nominal determinada para a situação de funcionamento.

Para cada situação de funcionamento, a unidade de comando DDE calcula uma massa de ar fresco nominal, a partir dos seguintes factores de influência:

A adaptação recondução dos gases de escape (função especial) influencia adicionalmente o valor nominal da recondução dos gases de escape.

As causas para uma desactivação da recondução dos gases de escape durante o funcionamento podem ser lidas da unidade de comando. As causas de desactivação indicam se a regulação AGR está activa ou se está desactivada devido a uma das condições abaixo mencionadas.

A recondução dos gases de escape é desactivada no caso de:

e ao surgirem os seguintes defeitos:

Monitorização

A unidade de comando monitoriza a massa de ar fresco aspirada durante a operação controlada do AGR. Se a unidade de comando verificar um desvio não autorizado, entre a massa de ar fresco nominal e real, podem ser memorizados os seguintes defeitos:

Se a unidade de comando identificar um defeito na activação do conversor de pressão, podem ser memorizados os seguintes defeitos: