Válvula reguladora do turbo/regulação da pressão turbo DDE 5.0

Para a regulação da pressão turbo, é aplicado um turbocompressor com geometria variável da turbina sem ”Wastegate”. Do lado do escape, encontram-se apoiadas, de modo giratório, pás directrizes ajustáveis em torno da roda da turbina. Com estas pás directrizes é influenciada a energia de accionamento que os gases de escape exercem na turbina, sendo assim ajustada a pressão turbo desejada.

Componentes

Função

Uma alavanca de ajuste no corpo da turbina acciona as pás directrizes ajustáveis. A alavanca de ajuste está interligada com a caixa de vácuo no turbocompressor, através dum tirante de regulação. A caixa de vácuo, de acordo com a subpressão presente, faz sair e recolhe o tirante de regulação.

O conversor de pressão estabelece a ligação à caixa de vácuo com a alimentação de vácuo, através de tubos flexíveis. Dependendo da activação através da unidade de comando DDE, ele liga uma subpressão variável à caixa de vácuo. O tirante de regulação é assim colocado na posição desejada. A activação do conversor de pressão é efectuada através de um sinal rectangular com relações de impulsos (= duração variável dos impulsos) entre 5 % e 95 %.

Verificação da geometria variável da turbina

Localização de defeitos

Através da unidade de comando DDE, são reconhecidos os seguintes defeitos na regulação da pressão turbo:

Consequências: