Sensor de guinada

O sistema DSC e vários outros sistemas de regulação da viatura precisam do ângulo total do volante para o seu funcionamento. A medição do ângulo total do volante é efectuada através do sensor de guinada. O sensor de guinada está integrado na unidade de comutação na coluna da direcção, no que respeita a software e hardware. A sua função corresponde à do sensor em uso até agora.

Descrição breve do componente

Cursor

O sensor de guinada possui dois potenciómetros deslocados por 90 graus entre si. Os ângulos do volante determinados por estes potenciómetros abrangem apenas uma volta completa do volante, ou seja após +/- 180 graus, os sinais repetem-se. O sensor de guinada reconhece este facto, e conta as voltas do volante.

Unidade de comando

A unidade de comando do sensor de guinada está integrada na unidade de comando da unidade de comutação na coluna da direcção.

Funções principais

O ângulo de viragem total fornecido pelo sensor de guinada, é constituído pelos três valores seguintes:

Para que, em cada momento, esteja disponível o ângulo total do volante, é necessária uma medição contínua de todos os movimentos do volante, também com a viatura parada. Para se obter isto, o sensor de guinada é permanentemente alimentado com corrente através do borne 30. Deste modo também são registados movimentos do volante com a ”ignição desligada”. Após a interrupção da tensão, continuam a estar disponíveis o valor de correcção determinado durante a adaptação e o ângulo de viragem registados pelos potenciómetros, mas não o número de voltas do volante. Para que o sensor de guinada permaneça operacional, mesmo após a interrupção da tensão, foi integrado um software que calcula o número de voltas do volante através dos números de rotação da roda ou um deslocamento do volante de batente a batente. Se isto não for conseguido, após o início de marcha, até uma velocidade de aprox. 25 km/h, o DSC é desactivado e é registado um defeito na unidade de comando DSC. Não se produz nenhum registo de defeito no sensor de guinada.

Para continuar a garantir o funcionamento é determinado continuamente um valor de comparação na unidade de comando DSC e também na unidade de comando EDC, para compensar desvios da posição zero do sensor de guinada. Os desvios podem resultar de imprecisões durante a adaptação, devido a desgaste ou toques contra bordos de passeio.

 

Funções especiais

Adaptação do sensor de guinada

Ao ser efectuada a adaptação é determinada a posição zero do ângulo de viragem.

Uma adaptação do sensor de guinada é necessária após:

Nessa ocasião são efectuadas as seguintes acções nas unidades de comando:

Uma adaptação não é possível, se o número do chassis registado na unidade de comutação na coluna da direcção, não estiver certo.

Codificação

O sensor de guinada no E65 não é codificado.